A 46ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs) foi encerrada neste fim de semana, na Arena da Amazônia, com as partidas decisivas do futebol de campo. O evento, que reuniu mais de 5,4 mil estudantes de 42 municípios, consagrou seus últimos campeões após dez dias de intensas competições em 20 modalidades.
Mais de 500 torcedores acompanharam as finais das categorias infantil e juvenil masculino, demonstrando o impacto do JEAs na formação de jovens atletas. Para a secretária de Educação e Desporto Escolar, Arlete Mendonça, a competição é uma poderosa aliada da educação. “O esporte ensina valores para a vida. Ver a alegria desses alunos é o maior reconhecimento”, destacou.
Na final infantil, a EE Benjamin Magalhães Brandão venceu por 3 a 0 a EE Eng. Arthur Soares Amorim, garantindo o título com atuação de destaque do capitão Vinicius Bastos, de 14 anos. “Foi como disputar uma Copa do Mundo”, disse o jovem, autor de um dos gols.
A decisão juvenil foi marcada pela reviravolta da EE Prof. Francisco das Chagas, que venceu por 2 a 1 a EE Profª Adelaide Tavares. Paulo Fonseca, responsável pelo primeiro gol, relembrou o difícil início da equipe na competição e celebrou o triunfo com emoção. O segundo gol, marcado por Ítalo Fonseca, coroou o sonho de jogar no principal estádio do estado. “Só via jogo da arquibancada. Hoje, fui protagonista”, comemorou.
O evento foi promovido em parceria entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel-AM), representada no encerramento pelo secretário Diego Américo.