Senadores em peso disseram que o projeto de aumentar o número de deputados na Câmara Federal não passa no Senado. Ótimo! Até aí tudo bem. O problema é que o Senado também padece do mesmo mal, com os senadores biônicos que surgiram durante a ditadura. Ou seja, a redução de 1/3 no número de senadores e menos deputados na Câmara, seria a solução ideal.

Tiro n’água
Caiu a cobertura parcial de vacinação contra influenza (gripe) no Amazonas, que ficou em 61,5%. A Fundação de Vigilância em Saúde segue alertando para a adesão à imunização, que encerra dia 31 de julho no estado. O problema, segundo a população, é que a pessoa se vacina em um dia e no outro pega gripe.

Seguro morreu de velho…
Apesar do avanço da regulamentação da Reforma Tributária, o cenário ainda é incerto para o Amazonas — especialmente no que diz respeito à ZFM. Técnicos da Sefaz trabalham para que o Estado tenha garantias consolidadas com as novas regras do sistema tributário.

…e o desconfiado ainda vive
Uma das principais preocupações é a inclusão de incentivos ao refino de petróleo, inserida de última hora no primeiro texto da regulamentação. Essa medida pode comprometer parte significativa da arrecadação estadual, já que os combustíveis representam entre 25% e 30% da receita do Amazonas.

Toma que o filho é teu
Um buraco a poucos metros da casa da família do vereador Pai Amado, no Japiim, gerou uma polêmica no parlamento. É que, para tapar, ele precisará pedir ajuda ao prefeito. Rodrigo Guedes se colocou à disposição dos moradores e aí começou a briga pelo buraco. Nunca a palavra “mãe” foi tão usada na Câmara quanto segunda e terça.

Fora do radar político
A cheia está castigando os moradores das comunidades Caiari e Lavras, em Humaitá. Isolados, os moradores tem que apresentar CPF para ter direito às cestas básicas. Só que em comunidades isoladas a maioria não tem nem certidão de nascimento. Mais de 144 mil pessoas já foram afetadas pelas cheias dos rios no Amazonas em 2025 e 14 dos 62 municípios estão em Situação de Emergência, 30 em Alerta e 17 em Atenção.
NINGUÉM MERECE
* Cada dia que passa, o preço do café da manhã aumenta em Manaus. Como acontece todo ano, o vilão é o queijo coalho de Autazes, o tucumã e a goma.
* Rodrigo Caetano, diretor de seleções da CBF, enrola e diz esperar anunciar novo técnico da seleção até a próxima semana. Ancelotti, do Real Madrid, é o nome preferido de Ednaldo Rodrigues.
* O desmatamento na Amazônia cresceu de 55% em abril. De acordo com o Inpe, houve aumento em comparação com o mesmo mês de 2024.
* Mortes, mortes e mais mortes. E no trânsito, claro. Como sempre, imprudência dos motoristas. Mais um espantou Manaus nesta sexta.
* Sextou com alta expectativa de chuva. Quem mora na beira de barrancos e próximo a Igarapés, já pode ficar de sobreaviso.