Desde o início desta sexta-feira, Manaus foi bombardeada por barulho de explosões no céu, raios e nuvens negras, prenúncio do temporal, rápido e intenso, que viria a seguir, só amainando por volta das 2 horas da manhã. Até o momento, a Defesa Civil ainda não divulgou se houve desabamentos de barrancos ou casas. Nesta sexta-feira (11), Manaus acordou sob intensa chuva, com temperaturas em torno de 25 graus e neblina.
A umidade relativa do ar está em 89%, e a previsão para os próximos dias indica chuvas constantes., o que requer atenção especial tanto das autoridades quanto dos cidadãos. A previsão é que caia chuva em diversos pontos da cidade por todo o decorrer do dia. Para amanhã, sábado, a previsão é de temperatura máxima entre 25 e 26 graus, mínima de 23, com 80% de umidade e 100% de probabilidade de chuva, podendo acumular até 23 mm. O vento deverá soprar a 3,94 km/h. No domingo, as chuvas continuarão, com temperatura máxima de 28 graus, mínima de 23, umidade em 83% e 99% de nebulosidade, com vento a 2,21 km/h. As previsões são do Inmet.
De acordo com a Prefeitura, até agora não houve registros de ocorrências graves. Para mitigar os impactos, equipes estão trabalhando na desobstrução de vias e na prevenção de alagamentos. O Centro de Cooperação da Cidade (CCC) está utilizando tecnologia avançada para monitorar em tempo real as áreas de risco, permitindo a resposta rápida das equipes de emergência.Motoristas e moradores de áreas vulneráveis devem redobrar a atenção. Em situações de emergência, a Defesa Civil pode ser contatada pelo telefone 199. A recomendação é que todos evitem deslocamentos desnecessários e fiquem atentos às orientações das autoridades.