O temporal que caiu sobre Manaus, por volta das 10 horas da manhã, assustou os moradores, que já imaginavam que era rescaldo do tornado que varreu o Paraná, destruindo casas, destelhando prédios e ferindo uma multidão. Como estamos no inverno amazônico, muito embora o sol apareça, intercalado com chuvas fortes e rápidas, todo cuidado é pouco. A Defesa Civil já se posicionou, enviando suas esquipes nos locais mais afetados, como beiradas de barrancos e áreas alagadiças.
Desde o domingo, o INMET emitiu alerta amarelo de chuvas intensas com risco de corte de energia em Manaus. O aviso, válido entre 8 de novembro de 2025, às 03h e 10 de novembro de 2025, às 03h, destaca riscos à população. O instituto alerta para chuvas de até 30 mm por hora e ventos de até 60 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Como se proteger de tempestades – Em caso de emergências, consulte a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. Problemas relacionados ao fornecimento de energia devem ser relatados à CEMIG pelo telefone 116. Segunda chuvosa – Manaus tem previsão de tempestades isoladas nesta segunda-feira (10) iniciando a semana sob o domínio das nuvens e com previsão de chuva forte em pontos isolados. De acordo com os institutos meteorológicos, esta segunda-feira (10) deve ter céu muito nublado, com temperaturas variando entre 24°C e 30°C ao longo do dia. As tempestades localizadas podem ocorrer principalmente no período da tarde e início da noite, acompanhadas de rajadas de vento e trovoadas, típicas desta época do ano na capital amazonense.











