O prefeito de Manaus, David Almeida, solicitou ao Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) acesso aos dados biométricos do órgão para integrá-los ao sistema de reconhecimento facial da prefeitura. O pedido foi formalizado durante uma visita institucional à presidente do TRE-AM, a desembargadora Carla Reis, na manhã desta segunda-feira (24). A iniciativa tem como objetivo ampliar o monitoramento e o combate à criminalidade na cidade.

Integração entre poderes
Acompanhado pelo secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), Alberto Siqueira, e pelo procurador-geral do município, Rafael Bertazzo, o prefeito destacou a importância da parceria com o TRE-AM. “Solicitamos acesso aos dados biométricos para fortalecer nosso programa de reconhecimento facial, que ajudará na identificação de foragidos da justiça, pessoas com mandado de prisão em aberto e desaparecidos. Essa integração contribuirá para uma Manaus mais segura”, afirmou David Almeida.

Corte tem expertise
A desembargadora Carla Reis ressaltou a expertise do TRE-AM no uso da biometria e a disposição do tribunal para colaborar com a prefeitura. “Recebemos a visita do prefeito e formalizamos o pedido de apoio técnico. A proposta é estabelecer uma parceria que fortaleça a segurança pública dentro das competências do município”, declarou.
Alberto Siqueira, titular da Semseg, enfatizou a necessidade de um banco de dados robusto para o funcionamento eficaz do sistema de reconhecimento facial. “O acervo biométrico do TRE-AM será um grande aliado nessa ferramenta, que visa identificar foragidos e desaparecidos com maior precisão”, explicou. Além da integração de dados, a reunião também abordou questões relacionadas à segurança e logística eleitoral em Manaus, reforçando o compromisso das instituições em garantir eleições transparentes e organizadas.

O que é biometria
A biometria está se tornando uma camada avançada em muitos sistemas de segurança pessoal e empresarial. Com os identificadores únicos da sua biologia e comportamentos, isso pode parecer infalível. No entanto, a identidade biométrica tem feito com que muitos sejam cautelosos sobre o seu uso como autenticação única.
A cibersegurança moderna está focada em reduzir os riscos para esta poderosa solução de segurança: as senhas tradicionais, há muito tempo, são um ponto fraco dos sistemas de segurança. A biometria tem como objetivo resolver esse problema, vinculando a comprovação de identidade aos nossos corpos e padrões de comportamento. Simplificando, biometria é uma medida biológica ou característica física que pode ser usada para identificar indivíduos. Por exemplo, mapeamento de impressão digital, reconhecimento facial e verificação de retina são todas formas de tecnologia biométrica, mas essas são apenas as opções mais reconhecidas.

Três tipos de segurança biométrica
Embora possam ter outras aplicações, a biometria tem sido frequentemente utilizada em segurança; pode-se classificá-la em três grupos:
1. Biometria biológica: usa características em um nível genético e molecular. Pode incluir características como DNA ou sangue, que podem ser avaliados por meio de uma amostra dos fluidos corporais.
2. Biometria morfológica: envolve a estrutura corporal. Mais características físicas, como o olho, a impressão digital ou o formato do rosto podem ser mapeadas para uso em scanners de segurança.
3. Biometria comportamental: é baseada em padrões únicos de cada pessoa. A maneira como você anda, fala ou até digita em um teclado pode ser uma indicação de sua identidade se esses padrões forem rastreados.