Se você sempre teve vontade ou curiosidade de saber como é estudar nas escolas do Serviço Social da Indústria (SESI), a hora é agora! Estão abertas as matrículas para 2024. Entre no Portal SESI Educação para encontrar a escola mais perto de você ou procure a unidade mais próxima do seu estado. Venha construir o seu futuro com a rede que é referência em educação para o futuro do trabalho. O SESI está presente nos 26 estados e no Distrito Federal com 526 escolas e quase 300 mil alunos.
Também no portal Educação SESI, você encontra informações sobre as formas de admissão para filhos de trabalhadores da indústria e para o público externo.
1. Inteligência artificial que expande horizontes 🤖
Na rotina de um professor, corrigir dezenas de redações e ainda planejar atividades específicas para cada estudante parece uma tarefa que somente um robô conseguiria executar. No SESI, uma ajudinha torna isso possível: o uso da inteligência artificial. Escolas da rede utilizam as plataformas Lekto e Plurall, grandes parceiras dos docentes para otimizar o trabalho na correção de redações, identificação das dificuldades por competência e desenvolvimento de conteúdos individuais.
2. Malas prontas, passaporte carimbado 🧳
A robótica, a iniciação científica e as simulações de conferência das Organizações das Nações Unidas (ONU) podem levar os estudantes a viajarem pelo Brasil e até pelo mundo. São competições, apresentações em congressos ou a possibilidade de representar um país diferente e discutir com alunos de outras nacionalidades. Mais legal que isso é subir no lugar mais alto do pódio ou voltar para casa com uma medalha no peito e muita história na bagagem para compartilhar, né?
3. Criatividade para produzir o puro “suco” do Brasil 🤳
Um trote, um vídeo e um sonho. Estudantes (e até os professores!) do SESI Santos se fantasiaram de coisas que só têm no Brasil e viralizaram na internet. A gravação era um registro de um dos trotes do 3º ano, um momento de descontração temático que marca o encerramento do ensino médio. Eles se fantasiaram de personagens da animação Rio, Turma da Mônica, folclore brasileiro e até personalidades famosas. O vídeo conta com mais de 4 milhões de visualizações no TikTok. Nessa história toda, só uma coisa faz sentido: nossos alunos foram muito criativos em representar a cultura brasileira!
4. Escola de referência: arquitetura a serviço do pedagógico 🏛️
Estrutura hexagonal na fachada que lembra uma colmeia de abelhas e uma identidade visual com círculos vazados em amarelo, verde água, vermelho, verde escuro e azul são alguns dos elementos que tornam as Escolas SESI de Referência únicas. A estrutura, as salas de aula separadas por área do conhecimento e as mesas trapezoidais que podem ser dispostas em diferentes formatos para atender à dinâmica do professor também são aspectos que só fazem sentido no SESI! Até agora são 19 unidades com obras finalizadas nesse modelo em todo o Brasil para que o aluno se sinta protagonista no processo de aprendizagem.
5. Aplicativo exclusivo para se manter bem-informado 📱
Hoje em dia, a nossa vida inteira está na palma da mão. Conversas entre amigos, fotos, bloco de notas, redes sociais ou músicas estão no celular. E nada mais justo do que um pedacinho do SESI e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) estarem com os estudantes e colaboradores da rede. O aplicativo Geração SESI SENAI é mais que um simples ícone a mais na sua pasta “escola”. Ele é um meio de relacionamento. Você recebe informações exclusivas, dicas práticas, conhece histórias inspiradoras e ainda pode concorrer a prêmios! Confira o depoimento da docente Kétury Silva, uma heavy user do Geração!
6. Professores antenados 👩🏫👨🏫
Um tópico que com certeza não faz sentido algum são os professores ficarem desatualizados! Docentes bem antenados com as melhores práticas de ensino, tecnologias, abordagens e conteúdos são um ganho para a formação dos estudantes. No SESI, eles passam por capacitações e são constantemente atualizados, por meio do nosso Centro SESI de Formação em Educação.
7. Construção de conhecimento coletiva e personalizada 📚
Além das tecnologias educacionais, professores atualizados e uma estrutura que incentiva o protagonismo estudantil, o SESI também pensou no material didático. Ele foi elaborado de maneira colaborativa com mais de 100 professores das cinco regiões em alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as diretrizes do Novo Ensino Médio.
Além disso, o SESI usa acervo paradidático, como as enciclopédias “Mundo do Conhecimento” e a biblioteca digital da rede, que conta com mais de 80 livros de ficção e não-ficção para os estudantes. As iniciativas estimulam a pesquisa e a leitura e são mais um recurso oferecido aos professores, que relacionam as obras ao material didático do SESI.
8. Inglês na ponta da língua 🏴🇺🇸
Falar uma língua diferente do português se tornou um item obrigatório nos currículos e não um diferencial. Por isso, o SESI oferece o projeto English for all (Inglês para todos) com plataforma de estudos, simulados e recursos para apoiar os professores de linguagens. O foco são os alunos do ensino médio para que eles terminem a educação básica nos níveis avançados B1 ou B2 e com certificação por meio do teste internacional TOEIC, que é direcionado para o mercado de trabalho. Super cool as escolas se preocuparem com isso!
9. Ensino técnico + ensino superior 🤝
É a escola que prepara o jovem para o futuro, seja para ingressar no mercado de trabalho ou para começar o ensino superior. O SESI transita nesses dois mundos. O aluno pode fazer um curso técnico ou de qualificação na área que gosta e sair do ensino médio já preparado para o mercado ou com o conhecimento técnico que vai ser um grande diferencial na faculdade – o que é possível graças à parceria com o SENAI. E tem ainda o Programa de Avaliação do Sistema SESI de Educação (PASSE), que aplica provas diagnósticas periódicas para identificar as dificuldades do aluno e também aplicar simulados em preparação para o Exame Nacional o Ensino Médio (Enem). Aqui ninguém fica de fora!
10. #OrgulhoDeSerSesi ✨
Orgulho. Substantivo masculino. Sentimento de prazer, de grande satisfação com o próprio valor, com a própria honra. Em sala de aula, são as conquistas diárias, se preocupar com as habilidades socioemocionais dos estudantes, observar como eles evoluem e oferecer condições para que eles se preparem para o futuro.