Desde as últimas duas semanas, a busca por cachaça artesanais triplicou no Mercado Adolpho Lisboa, no Centro da cidade, sendo a cachaça de jambu a queridinha. “Além da lombra, a língua fica adormecida’, diz Rafael Oliveira, promotor de uma adega, que sai na frente antes que os estoques acabem.
“Antes, só turistas compravam a bebida, mas agora generalizou; são turistas e pessoas aqui de Manaus mesmo”, diz Roseane Silva, comerciante do Adolpho Lisboa. O litro da cachaça está sendo vendido. R$ 50,00, mas tem bebidas artesanais de toda espécie e quantidade, o que é refletido nos preços.
A vulgarização de bebidas “batizadas” em outras partes do país, contendo Metanol, que têm levado várias pessoas aos pronto socorros, tem assombrado a população.
Símbolo
O Mercado Municipal Adolpho Lisboa é um símbolo da história, arquitetura e cultura amazônica. Inaugurado em 1883, marcou em ferro a prosperidade e desenvolvimento da cidade, com uma estrutura assinada pelo engenheiro francês Gustave Eiffel, o mesmo que projetou e deu nome à famosa Torre Eiffel de Paris.
Desde as frutas regionais e peixes frescos até artesanatos e especiarias, você vai encontrar de tudo um pouco da cultura do povo amazonense…agora inseridas, também, as bebidas artesanais.