MSKTV
Youtube Instagram Facebook Whatsapp
  • Home
  • Política
  • Boletim de Ocorrência
  • Cidades
  • Estado
  • Esportes
  • Brasil
  • MASKATE NEWS
    • Aldeia Global
    • Comércio
    • Fala Sério
    • Mundo
  • TV MASKATE
    • PROGRAMA MASKATE NEWS
    • PROGRAMAS
  • Jogos Escolares
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • Home
  • Política
  • Boletim de Ocorrência
  • Cidades
  • Estado
  • Esportes
  • Brasil
  • MASKATE NEWS
    • Aldeia Global
    • Comércio
    • Fala Sério
    • Mundo
  • TV MASKATE
    • PROGRAMA MASKATE NEWS
    • PROGRAMAS
  • Jogos Escolares
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Home Sem categoria

Mercado eleva para 2,92% projeção de expansão da economia em 2023

11 de dezembro de 2023
em Sem categoria
0 0
Mercado eleva para 2,92% projeção de expansão da economia em 2023

Mercado eleva para 2,92% projeção de expansão da economia em 2023

facebookTwitterWhatsapp

A previsão do mercado financeiro para o crescimento da economia brasileira este ano subiu, passando de 2,84% para 2,92%. A estimativa está no boletim Focus desta segunda-feira (11), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC), em Brasília, com a projeção para os principais indicadores econômicos.

Para o próximo ano, a expectativa para o Produto Interno Bruto (PIB – a soma dos bens e serviços produzidos no país) – é de crescimento de 1,51%. Para 2025 e 2026, o mercado financeiro projeta expansão do PIB em 2% para os dois anos.

Superando as projeções, no terceiro trimestre do ano a economia brasileira cresceu 0,1%, na comparação com o segundo trimestre de 2023, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No ano, a alta acumulada foi de 3,2%.

Com o resultado, o PIB está novamente no maior patamar da série histórica, ficando 7,2% acima do nível pré-pandemia, registrado nos três últimos meses de 2019.

Inflação

Nesta edição do Focus, a previsão para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – considerada a inflação oficial do país – para 2023 foi reduzida de 4,54% para 4,51%. Para 2024, a estimativa de inflação ficou em 3,93%. Para 2025 e 2026, as previsões são de 3,5% para os dois anos.

A estimativa para 2023 está acima do centro da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é de 3,25% para 2023, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,75% e o superior 4,75%.

Segundo o BC, no último Relatório de Inflação, a chance de o índice oficial superar o teto da meta em 2023 é 67%. A projeção do mercado para a inflação de 2024 também está acima do centro da meta prevista, fixada em 3%, mas ainda se situa dentro do intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual.

Em outubro, o aumento de preços das passagens aéreas pressionou o resultado da inflação. O IPCA ficou em 0,24%, segundo o IBGE. O percentual foi abaixo da taxa de setembro, que teve alta de 0,26%.

A inflação acumulada este ano atingiu 3,75%. Nos últimos 12 meses, o índice está em 4,82%.

Taxa de juros

Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros – a Selic – definida em 12,25% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom). Após sucessivas quedas no fim do primeiro semestre, a inflação voltou a subir na segunda metade do ano, mas essa alta era esperada por economistas.

O comportamento dos preços já fez o BC cortar os juros pela terceira vez no semestre. O clico de cortes deve ser mantido na reunião dessa semana do Copom, que ocorre nesta terça (12) e quarta-feira (13). A expectativa do mercado é de um corte de 0,5 ponto percentual, para que a Selic encerre 2023 em 11,75% ao ano.

De março de 2021 a agosto de 2022, o Copom elevou a Selic por 12 vezes consecutivas, num ciclo de aperto monetário que começou em meio à alta dos preços de alimentos, energia e combustíveis. Por um ano, de agosto do ano passado a agosto deste ano, a taxa foi mantida em 13,75% ao ano por sete vezes seguidas.

Antes do início do ciclo de alta, a Selic tinha sido reduzida para 2% ao ano, no nível mais baixo da série histórica iniciada em 1986. Por causa da contração econômica gerada pela pandemia de covid-19, o Banco Central tinha derrubado a taxa para estimular a produção e o consumo. A taxa ficou no menor patamar da história de agosto de 2020 a março de 2021.

Analistas

Para o fim de 2024, a estimativa dos analistas é de que a taxa básica caia para 9,25% ao ano. Para o fim de 2025 e de 2026, a previsão é de Selic em 8,5% ao ano, para os dois anos.

Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Mas, além da Selic, os bancos consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas. Desse modo, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia.

Quando o Copom diminui a Selic, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica.

Por fim, a previsão do mercado financeiro para a cotação do dólar está em R$ 4,95 para o fim deste ano. Para o fim de 2024, a previsão é de que a moeda americana fique em R$ 5.

Fonte: Agência Brasil

Relacionado Posts

Monte sua Ceia de Natal no Supermercado VIERA

Monte sua Ceia de Natal no Supermercado VIERA

16 de dezembro de 2025

HAJA CORAÇÃO – Fogão e Coringão quebram o pau hoje

HAJA CORAÇÃO – Fogão e Coringão quebram o pau hoje

30 de novembro de 2025

Corinthians e Botafogo se enfrentam neste domingo, às 16h (de Brasília), na Neo Química Arena, pela 36ª rodada do Campeonato...

De lavadeira a estrela – “Vim do Planeta Fome”

De lavadeira a estrela – “Vim do Planeta Fome”

26 de novembro de 2025

Em 1953, Elza Soares teve o seu primeiro contato com um meio de comunicação ao participar do programa "Calouros em...

Correndo por fora- Braga recebe Título de Cidadão Rio-Pretense

Correndo por fora- Braga recebe Título de Cidadão Rio-Pretense

22 de novembro de 2025

Correndo por fora das polêmicas políticas e mantendo a política da boa vizinhança, Eduardo Braga foi recebido com grande mobilização...

EDIÇÃO DIGITAL

22 de novembro de 2025

Teatrinho Infantil: Dia do Cinema Brasileiro

Teatrinho Infantil: Dia do Cinema Brasileiro

21 de novembro de 2025

https://youtu.be/gcKI6X81xpc?si=gQhcwIYT5OIbJmfr

AS MAIS LIDAS

Final Trófeu Pra Cima, Gospel Music 2025
PROGRAMAS

Final Trófeu Pra Cima, Gospel Music 2025

17 de dezembro de 2025
Em Manaus, jovem apontado como 'tarado' na linha 010 nega assédi0 e procura a polícia
Boletim de Ocorrência

Vídeo: Em Manaus, jovem apontado como ‘tarado’ na linha 010 nega assédi0 e procura a polícia

18 de dezembro de 2025
“Não faz isso comigo, eu te amo”: vídeo forte mostra mulher sendo morta pelo marido com martelo
Brasil

“Não faz isso comigo, eu te amo”: vídeo forte mostra mulher sendo morta pelo marido com martelo

16 de dezembro de 2025
Vídeo forte: com sinais de est*pr0, ‘Formiga’ é achada morta embaixo de um micro-ônibus no AM
Boletim de Ocorrência

Vídeo forte: com sinais de est*pr0, ‘Formiga’ é achada morta embaixo de um micro-ônibus no AM

16 de dezembro de 2025
Veja momento que goleiro é morto após jogo de futebol no Monte das Oliveiras
Boletim de Ocorrência

Veja momento que goleiro é morto após jogo de futebol no Monte das Oliveiras

15 de dezembro de 2025

Portal Msktv

  • João Dantas
  • maskate.news@msktv.com.br
  • (92) 99404-0333

Maskate News

  • Sthefanny Araújo
  • administracao@msktv.com.br
  • (92) 98222-1010

TV Maskate

  • Lauren Bernardo
  • tvmaskate@msktv.com.br
  • (92) 99337-0777

PDEX's 1k

  • diretoria@msktv.com.br
  • (92) 99179-5555
© Copyright • 2025 - MSKTV | Maskate na TV – Propriedade MSKTV COMUNICAÇÃO CNPJ: 46.339.947/0001-22.
error: Conteúdo protegido contra cópia!
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Aguardem, novidades em breve.
  • Enquete
  • Manutenção
  • objetos
  • Obrigado
  • Olha, já!
  • Pdex
  • PORTAL DE NOTÍCIAS DO MASKATE
  • Regulamento da campanha ‘O Maskate é uma Mãe’
  • Todas as enquetes
  • Troféu Pulha HD 2025
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • Votação Pra cima

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.