A Assembleia Legislativa do Amazonas realizou nesta quinta-feira, 28 de agosto, às 11h45, uma Sessão Especial para a entrega da Medalha Ruy Araújo ao ministro Mauro Luiz Campbell Marques, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e atual corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e ao juiz auxiliar do CNJ, Lizandro Garcia Gomes Filho.
A homenagem ao ministro Mauro Campbell foi proposta durante a 17ª Legislatura pelo então deputado Marcos Rotta. A saudação oficial foi feita pelo presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UB). Já a comenda concedida ao juiz Lizandro foi proposta por Roberto Cidade e pelo deputado Sinésio Campos (PT). A cerimônia aconteceu no plenário Ruy Araújo, localizado na sede da Aleam, na avenida Mário Ypiranga Monteiro, nº 3.950, bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul de Manaus.

Criação da medalha
Criada em 1981, por meio do Projeto de Resolução Legislativa nº 1/1981 e oficializada pela Resolução Legislativa nº 105/81, a Medalha Ruy Araújo é a mais alta honraria concedida pelo Poder Legislativo do Amazonas.
A comenda reconhece personalidades com atuação relevante nas áreas política, jurídica ou cultural, cujas ações impactam positivamente a população amazonense. Após a solenidade, o ministro Mauro Campbell Marques concedeu entrevista coletiva restrita ao tema da homenagem recebida.

De degrau em degrau
“Outorgar essa medalha ao ministro, é uma grande honra, uma vez que ele é amazonense e sempre honrou nosso estado lá fora, com sua seriedade e abnegação”, disse Sérgio Littaif Filho, secretário de Governo. Mauro Campbell formou-se em direito pelo Centro Universitário Metodista Bennett (Unibennett) em 1985. Inciou a carreira como advogado no Rio de Janeiro (1985–1986), assumindo, em seguida, os cargos de assessor jurídico da Companhia Energética do Amazonas (1986–1987) e assessor de conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios amazonense (1987).
Em 1987, tornou-se promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas, entidade da qual foi secretário-geral de 1989 a 1991. Atuou também junto ao governo do Estado do Amazonas como secretário estadual da Justiça (1991–1993), da segurança pública (1993–1995) e da controladoria-geral do Estado (2004).

Procurador-geral de Justiça
Promovido a procurador de Justiça em 1999, foi por três vezes eleito procurador-geral de Justiça, desempenhando integralmente os mandatos nos biênios 1999–2001 e 2001–2003, e parcialmente no biênio 2007–2009, renunciando em junho de 2008 devido à sua nomeação para o cargo de ministro do STJ, em vaga destinada a membro do Ministério Público.
Em 2001, como procurador, Campbell foi admitido pelo presidente Fernando Henrique Cardoso à Ordem do Mérito Militar no grau de Oficial especial. Nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após indicação por seus pares do Ministério Público em lista sêxtupla e formação de lista tríplice pelos ministros do STJ, Mauro Campbell tomou posse como ministro da corte superior em 17 de junho de 2008. Foi cotado para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2015 e em 2017.

Trajetória de Lizandro
Lizandro Garcia Gomes Filho, é juiz de Direito Titular da 1ª Vara de Fazenda Pública do Distrito Federal, Juiz Eleitoral da 1ª Zona Eleitoral, Juiz Diretor do Fórum Fazendário em Brasília e Juiz Auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, e recebeu a comenda pelos relevantes serviços prestados em prol do Estado do Amazonas. Nasceu em Manaus, no dia 10 de agosto de 1973, filho do Senhor Lyzandro Garcia Gomes e da Senhora Lourdes Ferreira Gomes. Sua formação acadêmica teve início no Colégio Militar de Manaus, onde cursou parte do ensino médio entre 1985 e 1990. Posteriormente, concluiu o ensino médio na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas, São Paulo.
Com o intuito de dar continuidade aos seus estudos, Lizandro ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras, mas retornou a Manaus para focar no Ensino Superior. Iniciou o curso de Processamento de Dados na UTAM, mas migrou para a Faculdade Federal de Direito da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), onde se formou em Direito em 1998. Além de sua graduação em Direito, Lizandro cursou a Escola da Magistratura no Tribunal de Justiça do Amazonas e é também pós-graduado em Direito Internacional, aprimorando ainda mais seus conhecimentos na área jurídica. Lizandro passou em inúmeros concursos públicos ao longo de sua carreira, destacando-se pela sua dedicação e capacidade. Foi aprovado para integrar o Ministério Público em duas ocasiões e, por quatro vezes, foi aprovado para o cargo de Juiz de Direito, o que evidencia sua sólida formação e sua constante busca pela excelência no serviço público.