Após a saúde piorar, o ex-governador Amazonino Mendes morreu na manhã deste domingo (12/02), ), em São Paulo, aos 83 anos. Desde novembro de 2022, combatia um quadro de pneumonia, conforme a nota divulgada assessoria.
Segundo a sua equipe, Amazonino já havia sido internado três vezes no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Mendes, desde então, lutava para viver.
Nas última eleições, o político já apresentava estar debilitado durante o período de campanha. Durante suas aparições em palanque, ele não conseguiu ficar em pé. Até no lançamento de sua candidatura, ele fez discursos sentado.
Antes das eleições, ele inclusive estava morando na capital paulista, onde fazia tratamento renal.
Carreira
Amazonino Armando Mendes era natural do município de Eirunepé (AM), e já foi atuante como prefeito de Manaus e governador do Amazonas.
Filho de Armando de Souza Mendes e Francisca Gomes Mendes, ele era formado em direito pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), além disso, foi casado com Tarcila Prado de Negreiros Mendes que morreu em 2015, com quem teve três filhos.
Conforme o site do PDT, como governador, em sua última atuação, ele conseguiu avançar na gestão das finanças públicas, com medidas para melhorar o desempenho da receita e fazer frente à necessidade de investimentos.
NOTA DA FAMÍLIA
A família de Amazonino Armando Mendes comunica com pesar o seu falecimento neste domingo (12/02), em São Paulo, aos 83 anos. Foi uma vida vitoriosa dedicada com muito amor à família e ao povo do Amazonas. Amazonino deixa um Legado incomparável, como homem e político. Lutou bravamente como poucos, mas agora descansa em paz!