O falecimento de Luiza Trajano Donato nesta segunda-feira (12) em Franca (SP) marca o adeus a uma figura icônica no mundo empresarial brasileiro. Conhecida como Tia Luiza, a empresária foi uma vendedora carismática no interior de São Paulo e fundadora da primeira unidade do grupo Magalu, hoje uma das maiores redes varejistas do país, sob a liderança de sua sobrinha, a renomada empresária Luiza Helena Trajano. A causa da morte não foi informada.
Nascida em Cristais Paulista (SP) em 20 de setembro de 1926, Tia Luiza foi criada em uma família de comerciantes e mais tarde estabeleceu sua trajetória profissional em Franca, cidade que se tornaria fundamental em sua história. Aos 31 anos, casou-se com Pelegrino José Donato, investindo as economias de anos de trabalho no varejo para realizar seu sonho empreendedor.
“Em uma época em que as mulheres eram direcionadas a dedicar-se exclusivamente à casa e à família, ela ousou batalhar para realizar o sonho de empreender”, destaca a assessoria de imprensa do Magazine Luiza em nota. Assim, em 1957, ela adquiriu a loja de presentes “A Cristaleira”, no Centro de Franca, posteriormente rebatizada como Magazine Luiza a pedido dos próprios clientes, homenageando a empresária amplamente conhecida na cidade.
Sem herdeiros, “Tia Luiza” escolheu sua sobrinha Luiza Helena Trajano para assumir a sucessão dos negócios no início da década de 1990. Sob a liderança da sobrinha, listada como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time em 2021, o Magalu expandiu seus horizontes, conquistando mais de 1,3 mil lojas em 20 estados e ampliando sua presença no mercado online.