O Minerva’s Motoclube através do moto clube manauara Motosgirl’s_am um expoente grupo de mulheres motociclistas nacional aderiu a Campanha “Sinal Vermelho contra a Violência”. A campanha consiste em um gesto simbólico, um x marcado na mão em vermelho, a vítima de violência doméstica pode denunciar o agressor em farmácias. A ideia é incentivar a vítima a desenhar um “X” na mão e exibi-lo ao atendente ou farmacêutico. Assim, o balconista acionará as autoridades competentes.

Para que a campanha entre o grupo seja fortalecida através de uma sessão de fotos com as participantes, as Motogirls estendeu o convite para grupos como os Strongs do Asfalto, Small CY. A ideia é que através das fotos das motociclistas possam encorajar as vítimas através de um gesto simples e que ciclos de violência feminina possam ser diminuídos. A campanha “Sinal Vermelho para a Violência Doméstica” é uma campanha lançada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

O motociclismo abraça a diversidade em vários sentidos e o número de mulheres condutoras de motos cresce com o passar do tempo. Uma mulher sobre duas rodas é expor a liberdade, a capacidade de exprimir o amor pelas máquinas e a velocidade de maneira consciente e respeitosa. Sem perder a ternura, mas com a força para pilotar as mais diferentes máquinas jovens até mulheres maduras dão um toque ainda mais especial em lemas comuns em motociclistas como o companheirismo, a lealdade e o espírito de proteção ao companheiro das ruas.

Com uma maior participação feminina entre o cenário das cilindradas sejam nos passeios, nas vias urbanas ou moto clubes, é importante discutir pautas específicas de gênero e uma delas é o enfrentamento a violência contra a mulher.