A atleta da natação do SESI Amazonas, Bárbara Cunha, vai competir em setembro no Meeting das Fronteiras em Boa Vista (RR). Em meio aos treinos para a competição, Bárbara tem vencido grandes desafios em relação à saúde e ao excesso de peso. Há alguns meses, a nadadora chegou a pesar 100 quilos e se assustou ao perceber que necessitava de apoio nutricional, com a descoberta de que estava pré-diabética e pré-hipertensa.
Após realizar consulta com a nutricionista do SESISAÚDE, Noemi Tamborini, a esportista decidiu fazer reeducação alimentar e se surpreendeu com os resultados. “Comecei a fazer dieta e em 15 dias, se não me engano, eu já tinha perdido dois quilos. Fui começando a ver mais e mais resultados, ao mesmo tempo que nada do que eu gostava de comer tinha sido proibido, sabe? Porque a gente vê muitas coisas por aí: ‘Ah, o leite é inflamatório. Ah, o pão é um pecado, sabe?’ E nada disso foi proibido para mim. Só diminuí as quantidades”, explica Bárbara, que já perdeu 23 quilos.
Sobre o processo de emagrecimento de Bárbara, Tamborini explica o quadro da paciente e os métodos usados. “Quando chegou na clínica, a Bárbara acreditava que a dieta era algo relacionado a passar “fome”, comer uma folha de alface e duas unidades de castanhas por dia e isso sempre frustrava suas tentativas de emagrecimento. Durante nosso acompanhamento nutricional trabalhamos abordagem alimentar que busca promover uma relação saudável com a comida, sem restrições extremas ou obsessões”, detalha a nutricionista, para quem o acompanhamento nutricional em conjunto com a atividade física é a chave para o sucesso e que, ao combinar os dois mundos e usá-los de forma adequada, surgem enormes benefícios para saúde como a prevenção de doenças, como hipertensão, doenças cardíacas, AVC, diabetes, depressão, além de reduzir o estresse e a ansiedade, melhorar o humor e aumentar a disposição e o desempenho físico.
Atualmente, Bárbara relata que, além de praticar a natação, realiza exercícios de musculação, na academia do SESI Clube, ao lado da sua mãe, Auxiliadora Garrido, grande incentivadora da sua mudança de vida e que hoje a acompanha nesse estilo de vida mais saudável. “É muito legal usar uma calça 42 e não uma calça 52? É muito legal, porém tem a questão da saúde. Mês passado, eu fui com a endócrino do SESISAÚDE. Ela me passou uma série de exames e, quando saiu o resultado, verificou que as taxas que estavam por um fio voltaram para a posição normal para uma adulta na minha idade” comemora.
O treinador de natação do SESI, Clemilson Matos, também se sente muito orgulhoso pela conquista da atleta. “A Bárbara está com a gente há bastante tempo, antes ela não treinava ou nadava de forma esportiva, só por hobby. Então, desde quando começou a fazer a natação efetiva, isso já ajudou bastante, ainda mais aliada a uma alimentação saudável, o conjunto rendeu grandes resultados físicos e nas competições” comentou o treinador.
Matos também destaca alguns dos principais benefícios da natação durante a perda de peso. “O ambiente aquático é um ambiente agradável e preserva as articulações do corpo. Devido à ação do movimento, o nadador também se concentra mais, mantendo o foco e aumentando o gasto calórico. Além de outras vantagens cardiorrespiratórias, devido à respiração voluntária, o que fortalece os músculos da respiração”, explica.
Foto: Divulgação