Já morreram policiais, suspeitos, homens não identificados, mulher e a Polícia Federal baixou. Até criança levou tiro. Nova Olinda do Norte, uma pequena cidade do interior do Amazonas, tão esquecida quanto tantas outras, entrou no mapa, virou assunto no mundo. Ninguém sabe de onde vem o tiro, só que se sabe é que sobra armamento e munição. “Os presos são familiares de um traficante local, apontado como líder do bando criminoso que atua na região e suspeito de homicídios que vêm ocorrendo nos últimos dias, incluindo a morte de dois policiais militares e a tentativa de homicídio de outros dois PMs”, informa o Maskate nesta quinta. “Uma mulher e duas crianças se feriram durante a ação policial, e foram transferidos para atendimento hospitalar em Manaus. A mulher é irmã de um traficante local e está sendo investigada por participação no assassinato de dois policiais militares, ocorridas no início do mês”, explica o texto, revelando o tamanho do problema. Talvez por isso o rio se chame Abacaxis. São muitos para descascar.

 

BANDO DE BANDIDOS

No pano de fundo desse papoco, estão o tráfico de drogas, extração de madeira, de minério, pirataria, grilagem de terras. É o caldeirão do Diabo, atestado de que a Amazônia não pode continuar sendo essa casa da Mãe Joana. Um bandido que atende pelo sugestivo nome de Riquinho, foi preso por torturar estuprar e matar uma adolescente. A polícia se vira como pode. Precisa por ordem, prender os bandidos, salvar a população e a própria pele. Não tá fácil pra ninguém em Nova Olinda.

 

TRÂNSITO POTENCIALMENTE ASSASSINO

As tristes imagens dos feridos em cima da calçada na manhã desta quinta-feira na Djalma Batista dão a exata noção do que acontece todos os dias nas ruas de Manaus. Motoristas não respeitam faixa, veículos andam sem manutenção, motos em alta velocidade tiram “fino” de pedestres, carretas varrem o asfalto como dinossauros na selva. Não tem ninguém para por ordem, punir e prender. Até porque, no Brasil, quem mata no trânsito fica livre.

 

COPO CHEIO

Matéria de capa do Maskate mostra os números do crescimento industrial do Amazonas. O maior do Brasil. Desde os tempos da borracha essa terra é abençoada por Deus e por deuses. Não tem como um lugar desses dar errado, por mais que políticos escrevam errado por linhas certas. Se houver um mínimo de juízo o Amazonas tem condições de roubar a cena nacional e liderar a retomada da economia do Brasil. É na crise que surgem as oportunidades.

 

VACINA

Tem gente torcendo o nariz para a vacina da Rússia. Eles pularam a última fase de testes, mas já estão aplicando o medicamento contra covid assim mesmo. Onde está a OMS que não impede tamanha irresponsabilidade? O Brasil está muito perto de ter a vacina, testada e eficaz. Nem mesmo na hora do apocalipse os líderes mundias conseguem deixar de lado a politicagem? Salve o SUS e o ministério da Saúde do Brasil, que com todos os seus pecados não comprou gato por lebre.

 

 

NINGUÉM MERECE

Agências de turismo sem registro oferecem passeios nas redes sociais a preço de banana em Manaus.

Colocam em risco os turistas e os amazonenses que entram nessa canoa furada.

Nunca o Corpo de Bombeiros atendeu a tantas ocorrências de incêndio em Manaus.

Falta de manutenção colocam em risco o patrimônio e a vida.