Com o início da campanha no “Novembro Azul”, a Prefeitura de Manaus intensifica o atendimento especializado ao público masculino com o foco na sensibilização ao cuidado da saúde do homem e na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), durante todo o mês, promove ações educativas com foco na conscientização sobre a importância da adoção de hábitos saudáveis, da prevenção e da realização de exames periódicos.

Devido a pandemia de Covid-19, que impôs medidas de distanciamento social, a programação irá ocorrer sem eventos que causem aglomeração, por meio da entrega de materiais informativos dentro das unidades de saúde do município.

“Historicamente, homens procuram os serviços de saúde em número muito mais reduzido do que as mulheres e isso acaba se refletindo na recorrência de doenças graves, que poderiam ser facilmente evitadas se os homens estivessem mais atentos à própria condição.”, observou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi Alves.

Casos

Em 2020, o câncer de próstata está em primeiro lugar nas estatísticas de novos casos de câncer entre homens no Brasil, sendo também a segunda causa de morte entre os que desenvolvem neoplasias malignas, conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o que mostra a necessidade de levar a discussão sobre o assunto aos lares brasileiros.

Segundo dados do Inca, são estimados 65.840 novos casos de câncer de próstata no Brasil, em 2020. No Amazonas, a taxa estimada de incidência é de 42,50 casos para cada 100 mil homens.