O prazo para que aposentados e pensionistas do INSS solicitem o reembolso de valores descontados indevidamente foi prorrogado para o dia 20 de março. A decisão do governo federal ocorre após as constantes falhas técnicas no portal Meu INSS, registradas desde a última semana.
O prazo inicial terminaria em 14 de fevereiro. No entanto, devido à instabilidade, a Dataprev (responsável pela tecnologia da Previdência) programou uma manutenção emergencial. Atenção: O sistema ficará indisponível de hoje, terça-feira (27), até o próximo domingo, 1º de fevereiro.
Os descontos ilegais foram alvo da Operação Sem Desconto, da Polícia Federal e CGU, que desarticulou um esquema de fraudes em parcerias entre o INSS e entidades associativas. Já recuperado: R$ 2,8 bilhões foram devolvidos a 4,2 milhões de segurados.
Ainda falta: Cerca de 850 mil pessoas ainda podem solicitar o ressarcimento. A intenção do governo é garantir que esses beneficiários recuperem o dinheiro de forma simples, sem precisar recorrer à Justiça. Passo a passo: Como pedir o seu dinheiro de volta
Você pode solicitar a devolução de forma gratuita por três caminhos: Pela Internet: Acesse o site ou aplicativo Meu INSS com sua conta Gov.br. Por Telefone: Ligue para a Central 135 (gratuito, de segunda a sábado, das 7h às 22h). Presencialmente: Vá a uma agência dos Correios; mais de 5 mil unidades prestam esse suporte sem custos.











