O número de deputados federais do Amazonas na Câmara Federal deve pular de 8 para 10. O aumento da bancada de parlamentares tem o apoio do presidente da Câmara, Hugo Motta.
Agradando a gregos e baianos
Motta pretende negociar com o STF uma mudança no número de deputados para evitar que alguns estados percam cadeiras na Casa. A proposta prevê o acréscimo de 14 parlamentares, elevando o total de 513 para 527.A articulação de Hugo Motta vem após a decisão do STF em 2024 que determina a revisão da distribuição das vagas com base no Censo de 2022.
O Congresso tem até 30 de junho de 2025 para aprovar uma lei complementar ajustando as bancadas estaduais conforme a nova população de cada unidade da federação. Caso isso não ocorra, o TSE definirá a divisão até 1º de outubro deste ano.
Aleam
A mudança também impactará a composição das Assembleias Legislativas desses Estados a partir das eleições gerais de 2026. No caso do Amazonas, a ALEAM poderá passar de 24 para 30 deputados estaduais.A proposta de Motta busca evitar a perda de cadeiras em qualquer estado, mas sem aumentar os custos da Câmara.
Ele destacou que o avanço da medida depende do apoio do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). A decisão final ainda está sujeita à tramitação no Congresso Nacional e à aprovação da lei complementar dentro do prazo determinado pelo STF.