A partir deste domingo, (23), novos semáforos começam a operar no cruzamento da avenida Umberto Calderaro Filho com a rua Belo Horizonte, na zona Centro-Sul de Manaus.
A medida foi implementada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), com o objetivo de reduzir o número de acidentes em um dos trechos mais críticos da cidade.
Antes da implantação, a Prefeitura realizou um estudo detalhado da movimentação no local. Durante um mês, drones monitoraram o fluxo de veículos e pedestres, analisando os pontos de retenção e momentos críticos de travessia. O levantamento revelou que motoristas que tentam cruzar a Umberto Calderaro Filho a partir da Belo Horizonte chegam a esperar até 20 minutos nos horários de pico. Além disso, a cada três acidentes registrados, dois resultam em vítimas lesionadas ou fatais.
Com base nos dados, a solução adotada foi a instalação do semáforo para organizar o tráfego e permitir uma travessia mais segura para pedestres. Renato Junior destacou que a prioridade da gestão é proteger vidas, ordenar o tráfego e reduzir o tempo de espera no trânsito.
A intervenção foi planejada para impactar o trânsito de forma mínima, com a principal mudança ocorrendo para os veículos que fazem a conversão na ladeira da Umberto Calderaro Filho, vindo da avenida André Araújo. Quem desce a avenida em linha reta não será afetado, o que garante que o fluxo principal continue livre e evita congestionamentos.
O diretor-presidente do IMMU, Arnaldo Flores, enfatizou que a instalação do semáforo foi baseada em estudos técnicos detalhados para melhorar a segurança e a fluidez