A bola volta a rolar no Amazonas neste sábado, 10 de janeiro, com o início oficial do Campeonato Amazonense de 2026, o tradicional Barezão. O torneio, que reúne oito equipes, inicia a temporada estadual com a promessa de confrontos equilibrados e grande expectativa entre torcedores e dirigentes.
Os clubes chegam à estreia após uma intensa pré-temporada focada em reformulações de elenco, novas contratações e ajustes físico-táticos. O Amazonas FC, atual campeão, buscou sua preparação fora do estado, treinando no CT do Retrô, em Recife (PE).
Manaus e Manauara utilizaram suas próprias estruturas, enquanto o Nacional treinou no CT do Instituto 3B. As equipes do interior também se movimentaram: o RPE Parintins treinou no Colégio Adventista; o Princesa do Solimões no estádio Gilberto Mestrinho (Manacapuru); e o Itacoatiara no CT do Fast Clube.
Os jogos-treino, realizados contra adversários locais e de fora, serviram para buscar o ritmo de jogo e os ajustes finais antes do campeonato. O presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF) e vice-presidente da CBF, Ednailson Rozenha, afirmou que o Barezão 2026 tende a ser uma das edições mais disputadas dos últimos anos. A FAF também sinalizou que novidades sobre a competição serão divulgadas antes do apito inicial.
A primeira rodada se estende por três dias, com os seguintes jogos. Sábado (10): Amazonas x São Raimundo, às 18h30, na Arena da Amazônia. Domingo (11): Nacional x Itacoatiara, às 15h30, na Arena da Amazônia. Domingo (11): Manauara x Princesa do Solimões, às 20h, na Arena da Amazônia. Segunda-feira (12): Manaus x RPE Parintins, às 20h, no estádio Carlos Zamith.











