“Isso não tem que ser de um governo, mas de todos os governos, para que Manaus cresça e se desenvolva verdadeiramente como uma metrópole da Amazônia, capital da Amazônia, que assim que o mundo reconhece como ela é.”, As palavras do prefeito Arthur Neto, neste domingo, colocam em destaque uma reflexão sobre o futuro da cidade. O famoso discurso de John Kennedy se encaixa perfeitamente nessa máxima. Nossa cidade será o que nós fizermos dela. Não pergunte apenas o que a capital do Amazonas pode fazer para você, mas se pergunte o que você pode fazer por ela. Você tem jogado lixo na rua e nos igarapés? Tem parado o carro em local proibido? Usa máscara? Paga seus impostos? É contra fazer gato para não pagar a luz e água que consome? Ou fica só jogando a culpa de tudo nos políticos? Não se engane. O dever de melhorar Manaus é de todos. Inclusive seu, que está lendo esse texto. 

MADEIRA ILEGAL

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal (MPF) montaram a Operação Arquimedes e descobriram um esquema de extração e transporte de madeira ilegal na Amazônia. O vai e vem de caminhões carregados de madeiras nas estradas estaduais é de chamar a atenção. De acordo com a Operação, há fraudes nos sistemas de Planos de Manejo Florestal Sustentável (PMFSs), que determina as áreas onde é permitida a extração. É um jogo de gato correndo atrás do rato, e mais uma prova de que preservar a Amazônia vai muito além de ficar na rede social afirmando que o Brasil não toma conta do que é seu. A vigilância é permanente e eterna.

TRÂNSITO CRIMINOSO

A quantidade de infrações e acidentes de trânsito neste fim de semana roubou a cena em Manaus. Teve até tentativa de suborno a uma autoridade policial. Parece que as pessoas entram no carro e se transformam em monstros ao volante. Além da falta de fiscalização, existe também uma falta de responsabilidade, amor à vida e juízo. Pior é que essa gente morre e mata quem não tem nada a ver com suas loucuras.

 

A VENEZUELA É AQUI

Com mais 60% de abstenção, o partido de Maduro venceu as eleições na Venezuela. E com isso, nossos vizinhos vão continuar sofrendo e fugindo, muitos deles para Manaus, onde a quantidade de venezuelanos pedindo nas ruas, inclusive crianças, é de assustar.

 

LAVAR AS MÃOS…

Uma das melhores medidas para evitar o coronavírus é lavar as mãos. E para que isso aconteça, é preciso ter água em casa. Algo difícil de acontecer em Manaus, onde a Água de Manaus, toda semana, corta a água de milhares de pessoas, com a desculpa de que está melhorando o serviço. É a contradição total.

NINGUÉM MERECE

Rússia foi o primeiro país a começar a vacinar o povo contra a Covid. Sem concluir os testes.

Basta dar uma chuva em Manaus para a internet cair. E olha que se cobra o olho da cara.

Amarelinhos foram pegos dirigindo sem CNH no fim de semana. Cadê a blitz?