A OAB Amazonas completou, na segunda-feira (7), 93 anos de fundação. Presente nos principais momentos da história do Estado, ela segue firme na defesa das prerrogativas da advocacia, da Justiça, da democracia e dos direitos fundamentais. Dela saíram juízes e desembargadores, sem falar no presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, prata da casa.

Sinal dos tempos?
Pela primeira vez na história do Amazonas, uma chapa de Direita tem chance de conquistar a reitoria da UFAM. O professor Marcos Antônio de Freitas, o “Marcão”, venceu a eleição para reitor da entidade, com 33,27%% dos votos e vai disputar o segundo turno com a professora Tanara Lauchner, que chegou apenas 0,03% atrás dele.

Saída pela Esquerda
Tomada pela Esquerda, a Ufam extrapolou em sua função e politizou-se, ou melhor, a politizaram. O atual cenário político refletiu-se lá, e o resultado é um candidato de direita disputando e com chances, de assumir um cargo que, tradicionalmente, foi ocupado ou por alguém de Esquerda ou por representantes do Centro Democrático, desde a redemocratização do país, na década de 80. O tira-teima será na próxima segunda, dia 14.

Quem dá mais?
A Suframa, na Era Bosco Saraiva, tenta resgatar o protagonismo dos idos de 1970/80, quando era a maior geradora de empregos diretos. Vai leiloar 43 terrenos para novos empreendimentos no Distrito Industrial de Manaus, exclusivamente para empresas interessadas na implantação de empreendimentos industriais ou na prestação de serviços voltados à atividade industrial. O valor total estimado da licitação é de R$ 6,2 milhões.

Mulherada ameaçada no Amazonas
Triste: em 2024, o TJAM concedeu 15 mil 804 medidas protetivas à mulheres que se julgaram ameaçadas de violências, enquanto a Polícia Civil do Amazonas solicitou mais 9 mil Medidas Protetivas. A Medida Protetiva de Urgência é uma ordem judicial que tem como objetivo a proteção imediata da vítima contra riscos e ameaças.

Bobo da Corte
Cercado por amigos e por oportunistas, Bolsonaro peca por não passar na peneira seus aliados. Líderes do Centrão criticam os ataques de Malafaia, que pode atrapalhar o projeto da anistia. Centrado em ser candidato a vice-presidente na chapa de alguém, o pastor destemperou-se na última passeata, acendendo sinal de alerta. Malafa atacou logo Hugo Motta, que negociou com os líderes para não votarem urgência na PEC da Anistia.
NINGUÉM MERECE
*A tecnologia também é usada para o mal. Traficantes e piratas dos rios amazônicos estão usando drones, para detectar a presença de policiais nas proximidades.
* O ex-presidente do IPAAM, Juliano Valente, foi multado pelo TCE-AM. Motivo: irregularidades ambientais.
* É a mucura tomando de conta do galinheiro:
* Subiu no telhado: o cantor Dieguinho, que espocou os beiços da mulher por ciúme, esta sendo procurado por facção em Manaus para “prestar esclarecimentos”. Leia-se Tribunal do Crime.
* E no último encontro entre Bolsonaro, Alberto Neto e Wilson Lima, o último saiu-se melhor. O capitão saiu até do palanque e das fotos.
* Analistas políticos dizem que Neto perdeu pontos com o capitão e pode perder o PL.
* Tem cheiro do Buchada de Bode nesse cardápio.