A obra emergencial da Prefeitura de Manaus na avenida Mário Ypiranga Monteiro, bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, já alcança os 45% de execução. A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) realizou a retirada da tubulação danificada, com aproximadamente 40 anos de instalação e sem manutenção periódica, e a área erodida já foi totalmente escavada, para implantação da nova rede de drenagem profunda com tubulação mais resistente e em estrutura metálica.

Segundo o secretário da Seminf, Kelton Aguiar, as equipes de técnicos, operários e maquinário trabalham intensamente todos os dias até as 22h, para atender a emergência da finalização da obra. “Compreendemos que os transtornos na avenida impactaram o caminho de muitas pessoas, porém foi necessário interditar a área para execução da obra. O prazo é o mesmo do início do serviço, mas estamos empenhados em concluir o quanto antes, conforme determinou o prefeito Arthur Virgílio Neto”, afirmou.

Os serviços na avenida Mário Ypiranga Monteiro eram executados desde o mês de outubro, quando foi identificada a necessidade de troca da tubulação de uma rede de drenagem antiga. Inicialmente, os trabalhos eram feitos de maneira subterrânea, com a troca da tubulação com mais de 40 anos por novas estruturas, de maneira gradual e sem interferência no trânsito.

Devido ao aumento das chuvas, a rede antiga não suportou a pressão das águas e cedeu. Por medida de segurança, pela instabilidade do terreno, o prefeito Arthur Neto determinou a completa interdição da via e o trabalho, que seria subterrâneo, passou a ser feito com a abertura de vala.