Mitos e crenças à parte, ‘rumas’ de turistas, dos últimos chegados ao Roadway pelo navio de cruzeiro Aurora, correram para o Mercadão Adolpho Lisboa, atrás do famoso Óleo de Bota e Cachaça de Jambu, a últims conhecida como o Viagra da Amazônia. Na manhã deste domingo, novos estoques da “poção mágica” chegaram, mas os vendedores nunca revelam a fonte: só dizem que vem de comunidades indígenas do Rio Negro.
Muito embora, cientificamente, eles não contenham o que a crença e os frascos prometem, talvez pela sugestão mental, muitos dizem que obtiveram os resultados desejados.
Pesquisadores de instituições brasileiras analisaram o conteúdo de frascos dos famosos ‘perfume do boto’ e ‘perfume da bota’, que teriam um suposto poder afrodisíaco, e obtiveram resultados inesperados. As amostras foram coletadas em mercados e lojas de cinco estados brasileiros, inclusive em Manaus, e depois submetidas a análise genética.
O estudo, publicado na revista Frontiers in Marine Science, mostrou que os frascos originários dos estados do Pará, Maranhão e Amazonas continham tecido que, de fato, pertence a botos. Mais especificamente, continham pequenos pedaços de músculo de boto-cinza (Sotaliaguianensis), um cetáceo ameaçado de extinção que habita baías e estuários brasileiros.
Porco carioca
Nas amostras do Rio de Janeiro, foi constatada a presença de tecidos de porco doméstico. Além disso, porcos de diversas raças e origens estavam presentes no material analisado, o que indica que há uma variedade de fornecedores para um comércio bem ativo. Nos frascos adquiridos em São Paulo, não havia nem partes de botos nem de porco, apenas perfume. Os vendedores estavam cientes da proibição de uso de partes do corpo de uma espécie ameaçada de extinção.
Sugestão mental
O perfume do boto faz sucesso em muitas regiões do Brasil, com a promessa de atrair a pessoa amada. O poder afrodisíaco do boto está associado a uma antiga lenda amazônica, muito popular até hoje. Segundo ela, o boto cor-de-rosa sai dos rios nas noites de festas juninas e consegue se transformar em um homem jovem lindo, alto e forte. Bem-vestido, vai a festas e bailes noturnos em busca de belas jovens. Ele as seduz e consegue convencê-las a um passeio no fundo do rio, de onde elas voltam grávidas.
Os resultados da pesquisa servem como um alerta. Com base em puro misticismo, uma espécie ameaçada de extinção e protegida por lei é usada para fazer perfumes com ‘poderes especiais’ que não têm qualquer comprovação de eficácia…mas em muitos casos, funcionam.