Os novos filhos de Presidente Figueiredo
Irmãos biológicos, os desembargadores Yedo e Elci Simões de Oliveira não negam à genética e às atitudes, na humildade, inteligência e na área que escolheram para desenvolver suas atividades acadêmicas. Ambos recebem nesta sexta-feira, dia 5, o título de Cidadãos de Presidente Figueiredo.
Uma caravana sairá de Manaus constituída por várias autoridades e amigos, entre os quais o empresário Miguel Mourão, diretor e editor do Grupo Maskate. Em Presidente Figueiredo, serão recepcionados pela prefeita Patrícia Lopes Miranda, que fará as honras da casa.
Durante todo o dia, as equipes de oftalmologistas do Instituto Amazonense de Assistência Social e Saúde – Doctor D, com apoio da Prefeitura de Presidente Figueiredo, estarão atendendo a população carente do município, com exames oftalmológicos e distribuição gratuita de óculos de grau.
Currículo invejável

Com um currículo invejável, o desembargador Yedo Simões, mais antigo na função entre os dois irmãos, já recebeu inúmeras homenagens em mais de 45 anos de carreira. Começou a vida pública como juiz na comarca de Barcelos, em 1979, trabalhando posteriormente em Autazes e Itacoatiara. Tomou posse como desembargador em 16 de junho de 2005, na vaga de Roberto Hermidas de Aragão.
Foi agraciado com a Medalha do Mérito Judiciário, Medalha do Mérito Legislativo, Voto de Aplauso do Senado Federal, além do título de Cidadão de vários municípios do Amazonas, entre os quais Urucurituba, Maués e Barcelos. Em Presidente Figueiredo, em 2020, ele – então presidente do TJA – reinaugurou o Fórum de Justiça Desembargadora Nayde Vasconcellos.
Participaram também da solenidade, à época, o vice-presidente do TJAM, desembargador Wellington Araújo; o juiz auxiliar da presidência da Corte, Alexandre Henrique Novaes; o juiz auxiliar e presidente da Associação dos Magistrados do Amazonas (Amazon), Luís Márcio Albuquerque; além do juiz titular da Comarca, Roger Paz. Agora ele retorna para tornar-se cidadão de lá.
Elci escreveu uma história de vitórias

Elci Simões tomou posse no cargo de desembargador em 2018, em solenidade realizada no auditório Desembargador Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro, no Centro Administrativo Desembargador José de Jesus Ferreira Lopes (edifício anexo à sede do TJAM), no Aleixo.
Antes de ingressar na magistratura, há mais de 28 anos, Elci Simões atuou durante 12 anos como advogado. Atuou como juiz de Direito em diversas Comarcas do interior do Estado, presidiu eleições nas Comarcas de Silves, Urucará, São Sebastião do Uatumã, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Eirunepé e Benjamin Constant.
Em Manaus, ele foi juiz titular da 12ª Vara Cível e de Acidentes de Trabalho, desenvolveu atividades na Corregedoria-Geral de Justiça como juiz auxiliar da CGJ-AM e atuou como juiz convocado no lugar da desembargadora Encarnação Sampaio, afastada de suas funções pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Fotos: Divulgação