O final de semana foi marcado por mais uma edição do “Oscar da Qualidade”, uma promoção da Fieam que é realizada há mais de 30 anos. O PQA reconhece as melhores corporações do Amazonas, em Gestão e Processo
Nesta sexta, 56 organizações foram premiadas durante a realização do Qualyshow 2024. Promovida pela Fieam (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas), por meio do Dampi (Departamento de Assistência à Média e Pequena Indústria).
O Qualishow é realizado desde 1994, e a premiação já é considerada o “Oscar da Qualidade”, que reconhece as melhores organizações do Amazonas nas categorias de Gestão e Processo. As vencedoras integram uma lista que já contabiliza 742 organizações reconhecidas, incluindo indústria, serviços e órgãos públicos.
Feira da Qualidade
Precedido em setembro pela 3ª Feira da Qualidade, o Qualishow, representa a última fase do PQA, culminando no esforço das organizações finalistas, que iniciaram sua jornada ainda no começo do ano.
A escolha das vencedoras ocorreu após rigoroso processo de avaliação, no qual participam 88 profissionais, que dedicaram mais de mil horas nessa tarefa. O Prêmio Qualidade Amazonas conta com patrocínio e apoio do Sesi (Serviço Social da Indústria), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa), Governo do Amazonas e Suframa.
Processo
A modalidade “Processo” visa incentivar melhorias contínuas em processos produtivos, áreas de apoio, projetos de inovação e práticas sustentáveis, visando aumentar a qualidade, produtividade e competitividade das organizações participantes.
Na categoria de Grande Organização, sagraram-se as fábricas da Honda, Yamaha, Tutiplast, Sodecia e MK BR S/A Mondial. O Polo Industrial de Manaus (PIM) também brilhou na Média Organização, com as indústrias FCC, BMW e Knauf Isopor da Amazônia. Oftalnorte Ótica e Faço a Conta levaram ouro na categoria de Micro e Pequena Organização.
Na categoria Governamental, a Sedecti (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação) e a Receita Federal foram homenageadas com placas. Já a categoria de Saúde rendeu menção ao Hospital Delphina Aziz (Saúde).
A modalidade Gestão é vista como sinônimo de evolução e busca pela excelência, no âmbito corporativo. Dentro da categoria dos 500 pontos, as escolhidas foram Flextronics e Inventus (Grande Organização); Visteon (Média Organização); Comando Militar da Amazônia (Administração Direta); Hospital Delphina Aziz (Saúde); e Instituto de Pesquisas Eldorado (Sem Fins Lucrativos). Na categoria dos 250 pontos, o pódio foi ocupado por Tutiplast (Grande Organização); Cigás (Média Organização); e clínica Julia Herrera (Micro e Pequena Organização). Setemp (Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo) e o Comando da 16ª Brigada de Infantaria da Selva brilharam na categoria de Administração Direta.
Gincana Solidária
Um diferencial do PQA 2024 foi a realização da 1ª Gincana Solidária, que mobilizou as organizações participantes em prol de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A Tutiplast Indústria e Comércio e a TCL Semp Indústria e Comércio de Eletroeletrônicos sagraram-se na primeira e segunda colocações, respectivamente. As demais organizações que se destacaram nesse esforço foram BMW Motorrad da Amazônia; Climazon Industrial; Dunorte Locação de Máquinas e Logística; Kawasaki Motores do Brasil; Knauf Isopor da Amazônia; Mondial; e Siano Consultoria.
Reconstruindo a caminhada
Essa história do prêmio começou pequena, mas vimos que tinha de melhorar, para que passasse a ser aquilo que denominei ‘Oscar da Qualidade’. Ao longo desses anos todos, cada vez mais, ele evoluiu tecnologicamente. Neste ano, tivemos um grande número de concorrentes. E não são apenas as empresas privadas, mas também organizações militares e públicas. A premiação é para aqueles que realmente fazem acontecer em suas empresas, em processo e gestão”, enfatizou o presidente da Fieam, Antonio Silva.
Expectativas superadas
De acordo com a coordenadora do Programa Qualidade Amazonas, e gestora do Dampi/Fieam, Erlen Montefusco, neste ano, a premiação teve um aumento de 30% no número inscrições, que se refletiu na quantidade de empresas vencedoras.
“A gente pode dizer que os resultados superaram as expectativas. Viemos de um processo de pandemia e estamos reconstruindo essa caminhada. Nesse ano, tivemos 91 empresas públicas e privadas concorrendo. E aqui, premiadas e reconhecidas, temos 56. É um saldo extremamente positivo”, comemorou.