Uma aula de saúde e uma linda história de superação do câncer de mama foi mostrada na live com o tema “Câncer de mama: minha história”, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (10), pelas redes sociais do grupo Maskate News.
A professora Judith Duarte Ferreira, foi diagnosticada com a doença na mama e mesmo tendo um extenso histórico de câncer na família, não se abateu e decidiu lutar pela vida. Curada, ela conta como passou por todo o processo do tratamento.
“O meu primeiro sentimento ao descobrir o câncer foi de luta. Eu tenho um histórico familiar de que a minha mãe morreu de câncer, a minha irmã e meu irmão morreram de câncer, meus três tios por parte de mãe também morreram de câncer. Fui a luta, fiz todos os exames, fiz a cirurgia e não me abalei e nem me deixei vencer pelo câncer”, disse.
O diretor presidente da Fundação Cecon, Dr. Gerson Mourão, esteve presente na live e com toda a sua experiência relatou o aumento de câncer no mundo. Ele destacou que as autoridades da área de saúde precisam se atentar mais para a doença que poderá dizimar muitas pessoas no futuro.
“Quando se faz uma análise da história do câncer, vai te chamar atenção uma coisa é que em 1840 as 10 doenças mais frequentes não tinham o câncer presente. Quando chegamos ao século 21 percebemos que 10% dos nossos municípios no Brasil tem como principal causa de morte o câncer. O que aconteceu de 1840 para cá? O principal elemento foi o envelhecimento populacional. O fato das mulheres viverem mais aumenta as chances delas terem câncer, por isso você está vendo muito mais câncer hoje do que a 200 anos atrás. O câncer aumentou e a Organização Mundial da Saúde (OMS) já anunciou que se as autoridades não atentarem, daqui a 15 anos o câncer vai dobrar. O maior programa que tem no país se chama Oncoguia e já anunciou ano passado, que as autoridades devem sim atentar para a hipertensão, diabetes, mas tem que ter um olhar diferenciado para o câncer, porque está sim vai dizimar muita gente se não tomarmos uma providência”, alertou.
O objetivo principal da live foi alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, além de conhecer a história da professora Judith que venceu a doença.
A live teve mediação da doutora Cláudia Guerra e foi promovida pelo departamento de políticas afirmativas da Proext da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Foto: Cleuber Seixas/Maskate News