A partir deste mês de dezembro, os beneficiários do Bolsa Família vão receber o pagamento por conta da poupança social digital. Logo, poderão usar o dinheiro pelo Caixa Tem e realizar saques.

As contas serão abertas de forma automática e escalonada para os beneficiários do programa Bolsa Família. Os primeiros serão os beneficiários de NIS com final 9 e 0, seguindo a data de crédito regular do programa. Isso representa 1,5 milhão de pessoas ou 16,5% do total de cidadãos com direito ao benefício.

O pagamento para eles está programado para ser realizado nos dias 22 e 23 de dezembro. Esses beneficiários que terão sua forma de pagamento alterada, está sendo informado por meio de mensagens nos comprovantes de pagamento e nas telas dos terminais de autoatendimento no momento do saque.

Apesar disso, os beneficiários vão poder continuar fazendo o saque do seu dinheiro por meio do Cartão Bolsa Família ou Cartão Cidadão.

De acordo com a secretária nacional de Renda e Cidadania do ministério, Fabiana Rodopoulos, “Os beneficiários podem ficar tranquilos, pois a mudança será gradual e todos poderão continuar recebendo da mesma forma que recebiam antes”, afirmou.

Calendário para a abertura das contas

  • Dezembro: beneficiários com NIS finais 0 e 9
  • Janeiro: beneficiários com NIS finais 6, 7 e 8
  • Fevereiro: beneficiários com NIS finais 3, 4 e 5
  • Março: beneficiários com NIS finais 1 e 2, e GPTE (Grupos Populacionais Tradicionais Específicos, que incluem indígenas, quilombolas, ribeirinhos, extrativistas, pescadores artesanais, comunidades tradicionais, agricultores familiares, assentados, acampados e pessoas em situação de rua).

Calendário de saques do Bolsa Família 

Data de pagamento

Quem recebe

10 de dezembro

Beneficiários com NIS de final 1

11 de dezembro

Beneficiários com NIS de final 2

14 de dezembro

Beneficiários com NIS de final 3

15 de dezembro

Beneficiários com NIS de final 4

16 de dezembro

Beneficiários com NIS de final 5

17 de dezembro

Beneficiários com NIS de final 6

18 de dezembro

Beneficiários com NIS de final 7

21 de dezembro

Beneficiários com NIS de final 8

22 de dezembro

Beneficiários com NIS de final 9

23 de dezembro

Beneficiários com NIS de final 0