A tarde de sábado (10) ficou marcada por um episódio lamentável no Estádio Ismael Benigno, a Colina, durante a partida que culminou na vitória do Nacional por 2 a 1 sobre o Manaus FC, pelas quartas de final do Campeonato Amazonense 2024. Patrick Correia Sales, conhecido como “Patrikão”, jogador do Nacional, denunciou ter sido vítima de racismo por parte de um torcedor da torcida organizada do Manaus FC, que o teria chamado de “macaco”.
A súmula do jogo, registrada pelo árbitro Halbert Luis Moraes Baia, relata o incidente, destacando que após o término da partida, Patrick Correia Sales se aproximou do árbitro para comunicar o ocorrido. O jogador informou que um torcedor não identificado, presente na torcida organizada do Manaus FC, proferiu ofensas racistas, chamando-o de “macaco”.
“Informo que após o término do jogo o jogador Patrick Correia Costa (na verdade o último sobrenome é Sales), da equipe do Nacional, veio em minha direção e me comunicou que um torcedor não identificado localizado na torcida organizada do Manaus, o ofendeu com injúria racista, o chamando de macaco. Informo que comuniquei o policiamento para tomar as providências cabíveis”, detalha o texto da súmula.
O caso, que repudia veementemente o racismo no ambiente esportivo, será investigado pela Federação Amazonense de Futebol (FAF).