Enquanto sua excelência, o prefeito David Almeida, corre contra o tempo para mostrar que está feliz e empolgado na pré-campanha para as eleições de 2026, alguns de seus vizinhos da orla da Ponta Negra, ensaiam uma verdadeira carnificina ambiental contra as centenas de milhares de periquitos que também escolheram o local mais caro da cidade para viver.

Perigo ambiental insustentável para os Periquitos-Rei
No momento que a prefeitura já está enfeitando o bairro para o Natal (em pleno outubro), a Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável poderia acatar as provocações dos moradores, frequentadores e empreendedores da feirinha para agir para evitar o genocídio contra as aves, como o aconteceu no Efigênio Sales, quando os periquitos foram totalmente dizimados das árvores do condomínio dos bacanas e ninguém foi preso. O assunto está viralizando nas redes sociais como uma ameaça real.

Os incomodados com o barulho das aves…
Incapazes de curtir a sinfonia perfeita ou grito de protesto dos filhos da Mãe Natureza, a seu modo, sorrateiro e criminoso, conspiram na direção de uma ação de guerra para espantar ou matar os bandos. Ora, fazer reunião via Whatsapp para saber como os genocidas do Efigênio Sales fizeram para matar os bichinhos por si só, já configura um crime.
A maldade que leva a lugar algum e que só provoca danos e embaraços ao interesse público e à imagem de uma cidade civilizada. Até porque o prefeito, o vice e suas respectivas famílias fazem uso do espaço para suas respectivas promoções pessoais. Não há motivo técnico nem explicação eco-gerencial para não agir, diante da ameaça.

…que se retirem
Para os moradores e praticantes de exercícios ao ar livre, a prefeitura deveria providenciar placas de advertência e alertar sua Guarda Civil contra possíveis ações contra os pássaros. “Ora, nós somos os invasores, esse espaço pertencia a eles”, desabafa Carlos Freitas, pesquisador e morador da Ponta Negra. Para a médica Juliana Santos, também moradora da área: “os incomodados com o “barulho” deveriam providenciar janelas antipoluição, que serviriam para também abafar as intermináveis provas de corridas narradas ao som de batidas técnicos e do funk”. Mas, os para os bicudos de penas tudo não passa de conflito de vaidades, briga de egos inflados de mortais metidos a besta que pretendem ser ou aparecer muito mais do que a folhinha marca e o calendário universal da humanidade autoriza. Viva os Periquitos-Rei!!!!!

O que são eles
O “Periquito-Rei” (Eupsittula aurea) está presente na região amazônica, mas sua distribuição é mais ampla, ocorrendo da margem sul do rio Amazonas até o sul do Brasil, Paraguai, Bolívia e norte da Argentina. No norte da Amazônia, sua ocorrência é mais restrita ao Pará e Amapá. É uma ave conhecida por se alimentar de sementes e frutas, viver em bandos e nidificar em ocos de árvores ou cupinzeiros.
No Brasil: Ocorre em quase todo o país, concentrando-se na margem sul do rio Amazonas até o Paraná. Ao norte, é encontrado no Pará e Amapá.
Internacionalmente: Está presente na Bolívia, Paraguai, norte da Argentina e nas Guianas.