Após um trecho da rodovia Álvaro Maia, a BR-319 ceder novamente, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), informou que vai interditar as travessias do rio Curuçá, no km 23,1, e do rio Autaz-Mirim, no km 24,6.
A previsão é que o tráfego nas travessias seja restabelecido nesta terça-feira (7) até às 14h, podendo ocorrer antes. A interdição ocorreu para a realização de serviços de manutenção na passagem seca de Autaz-Mirim. As atividades foram finalizadas e a Autarquia aguarda liberação do tráfego pela Polícia Rodoviária Federal.
Condutores têm enfrentado dificuldade para trafegar no local desde que no dia 28 de setembro, a ponte sobre o Rio Curaçá, situada no quilômetro 25, desabou, matando pelo menos quatro pessoas e deixando 14 pessoas feridas. Dez dias depois, no dia 8 de outubro, a ponte sobre o Rio Autaz Mirim, também localizada no mesmo quilômetro desabou.
Desde 2021 o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), sabia que as pontes da BR-319, que liga o Amazonas a outras partes do país, correm risco de desabamento.
Um documento publicado no Diário Oficial da União (DOU), datado do dia 28 de dezembro, mostra que Afonso Luiz Costa Lins Júnior, o superintendente regional do órgão alerta que a rodovia apresentava “riscos iminentes” à quem trafegava na via devido a “situação calamitosa” do trecho.
“Situação de Emergência na rodovia BR-319/AM no trecho do Km 13,00 (Fim Travessia Rio Amazonas (Careiro) ao Km 178,50 (Fim da Pavimentação), haja vista as condições em que se encontra a BR-319/AM, bem como os riscos iminentes aos quais se expõem os usuários, que nela trafegam, devido à situação calamitosa de trafegabilidade no trecho mencionado, proferida pela Coordenadora de Engenharia Terrestre desta Superintendência Regional do DNIT no Estado do Amazonas […]”, diz o documento.
A rodovia é a única ligação terrestre entre Manaus e outras regiões do país e em 10 dias houve dois desabamentos de ponte.
Foto e vídeo: Reprodução / Pautas Diárias