O Amazonas vive uma contradição histórica difícil de entender em 2020. No fim de semana o Sindicato dos professores anunciou estado de greve. Eles dizem que se o Governo estipular data para a volta das aulas presenciais, a classe cruzará os braços e não voltará para as escolas. Ao mesmo tempo, durante todo o sábado e domingo, milhares de pessoas invadiram a Ponta Negra, os balneários, flutuantes, sítios e toda beirada de rio onde dava para tomar um banho e beber uma gelada. Será que esse medo da covid vai embora quando a pessoa enche a cara? Será que esse povo todo nos banhos, inclusive com crianças, só se enche de coragem no fim de semana? Alguma coisa está fora da ordem nessa conta. Estudar não pode. Mas a farra tá liberada?

 

ENSINO À DISTÂNCIA 

Apesar do esforço de professores e pais dentro de casa, o fato é que ensino à distância é apenas uma forma de não perder o ano letivo. Se nas escolas o índice de aprendizado não é tudo isso, imagine o que é uma mãe e um pai tendo de dividir as obrigações profissionais com a rotina de aulas dos curumins. Sem contar o fato de que a internet em Manaus e no Amazonas é uma lenda urbana e rural, um luxo pouco acessível e caro. Manter alunos em casa e encher bares e banhos nos fins de semana são duas atitudes indefensáveis.

 

CAPRICHOSO X GARANTIDO X MEDICINA 

Médico chefe da equipe de enfrentamento da covid em Parintins, o doutor Daniel Tanaka passou um esfrega nos bois Garantido e Caprichoso em suas redes sociais. Além de salvar vidas, ele é um sobrevivente da Covid, da qual é suspeito de ter sido reinfectado. Tanaka foi parar em São Paulo e chegou a temer pela morte. “Talvez os que defendem tal ideia não devam ter perdido um pai, uma mãe ou um grande amigo para a Covid 19”, escreveu, lembrando que a desculpa de que o Festival gera renda para os mais pobres não funciona, já que Caprichoso e Garantido são campeões de causas trabalhistas pendentes, “processos trabalhistas que não fizeram questão de honrar”.

Médico Daniel Tanaka

JESUS VIROU JUDAS 

Flamenguistas de Manaus e de todos os cantos do mundo transformaram Jesus em Judas nas redes sociais. O português abandonou o barco e pretende levar três marinheiros dos mais importantes para a navegação do melhor time do Brasil. Bruno Henrique, Gerson e Arão. Torcedor ainda não entendeu que paixão por futebol fica só do lado de fora do campo. Ali dentro das quatro linhas são todos profissionais, querendo ganhar e ganhar e ganhar. O fanatismo fica pra vocês, que sustentam a máquina futebolística.

Jorge Jesus disse adeus

CARA À CARA NA CPI

Esta semana os parlamentares da CPI da Saúde definem critérios para convocar os depoentes e realizar as acareações. Já tem convidado pedindo habeas corpus, uma vez que a promessa é de mandar prender quem for pego na mentira. As transmissões dos interrogatórios ao vivo pelas redes sociais potencializaram o medo e o alcance dos trabalhos. Se alguém receber voz de prisão em tempo real é capaz da Netflix bolar uma nova série em Manaus, tipo a que foi feita com o Bandidos na TV.

Susam está dando dor de cabeça

 

NINGUÉM MERECE

Desde que voltou a Faixa Azul da Constantino o que menos se vê lá são os ônibus.

O motorista manauara merecia ser estudado pela Nasa.

Nunca se viu tanta vontade de desrespeitar regras. Faixa Liberada só na Ponta Negra!

Todo fim de semana tem um carro com as rodas pra cima na AM-070.

Quando o auxílio emergencial acabar, quem vai pedir para o povo ficar em casa?