Como parte da programação do “#SouManaus Passo a Paço 2025”, maior festival gratuito de artes integradas do Brasil, a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-AM), abre as inscrições para “Aula-Show Gastronômica”, que será realizada no dia 4/9, das 9h às 14h, no Mercado de Origem da Amazônia, popularmente conhecido como complexo Boothline, localizado no centro histórico da cidade.
As inscrições podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/uJ9eJ3TMXUfkVLLG9.
O evento vai reunir chefs renomados, profissionais da área, estudantes e amantes da culinária regional, reforçando a valorização da gastronomia amazônica e fortalecendo a candidatura de Manaus junto à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), para receber o Selo de Cidade Criativa da Gastronomia.
No coração da Amazônia, Manaus se destaca pela riqueza cultural e biodiversidade incomparável. A aula-show será um espetáculo culinário e educativo, no qual chefs de destaque compartilharão suas experiências e técnicas de preparo utilizando insumos tipicamente amazônicos. O momento também contará com uma roda de conversa, incentivando a troca de conhecimento e a inovação no setor gastronômico.
Ao final, o público presente, incluindo chefs locais, empresários do ramo, acadêmicos, formadores de opinião e influenciadores serão convidados a participar de uma degustação coletiva, vivenciando uma experiência sensorial única.
O diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato, ressaltou que a gastronomia é um pilar da identidade de Manaus. “Cada prato da nossa culinária conta uma história da Amazônia. A aula-show é uma oportunidade de mostrar ao mundo nossa criatividade, nossa cultura e nossa capacidade de transformar tradição em inovação”, afirmou.
Para o presidente da Abrasel-AM, Antônio Franco Nascimento de Andrade, o evento é também um convite para novas conexões e oportunidades. “Quando o setor público e a iniciativa privada se unem, criamos um movimento que fortalece toda a cadeia produtiva. Mais do que divulgar sabores, estamos promovendo experiências que valorizam o que temos de mais autêntico que é a nossa culinária amazônica”, concluiu.