O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, vistoriou, na manhã desta sexta-feira, 6/11, as instalações de dois novos Centros Integrados Municipais de Ensino (Cime): o Gilberto Mestrinho (zona Leste) e o Novo Aleixo (zona Norte). As duas unidades irão beneficiar mais de 3 mil crianças dos ensinos infantil e fundamental no ano letivo de 2021, conforme planejamento da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

“No bairro Gilberto Mestrinho, fizemos mais um Cime, uma ‘escolona’ como eu chamo, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID, em contrapartida a sete creches já entregues pela prefeitura. Essas escolas são maravilhosas e contam com uma superestrutura. Quero chamar a atenção para um detalhe, todas elas, cinco até o final do ano, preveem a inclusão para pessoas com deficiência”, destacou o prefeito Arthur Neto.

Em seguida, o prefeito de Manaus fiscalizou as obras do Cime Novo Aleixo, na zona Norte, e cobrou, da empresa responsável pela construção, celeridade nos trabalhos, para que o espaço seja entregue até o final do ano. Atualmente, os serviços no local estão com 48% de execução da obra.

“Preciso que esta escola esteja pronta até o dia 31 de dezembro, quando se esgota meu prazo de prefeito de Manaus. Então, é para aumentar equipes, trabalhar em três turnos, trabalhar em domingo, sábado e feriado. Não dá para se deixar de fazer essa escola no Novo Aleixo, um dos lugares com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Manaus. Quero encerrar minha administração com ‘chave de ouro’, entregando essa escola”, enfatizou.

Sobre os Cimes

Outros três Cimes vão reforçar a rede municipal a partir do próximo ano letivo, atendendo os moradores dos bairros Distrito Industrial 2 e Jorge Teixeira, ambos na zona Leste, e no Lago Azul, na zona Norte.

Cada Cime conta com 24 salas de aula divididas em dois prédios, salas de música, leitura, multiuso, informática, vestiários masculino e feminino, brinquedoteca, jardins e espaços compartilhados, como a quadra de esporte coberta e auditório.