O governo liberou o comércio geral nesta segunda-feira (15), por sistema Drive-Thru e as lojas do Centro de Manaus voltaram a funcionar. Uma movimentação já foi vista e clientes começaram a circular no coração da capital.

Tentando recuperar o tempo e o dinheiro perdido, lojistas já começaram a atender os cliente pelo sistema drive-thru. Se adequando ao novo decreto, lojas fixaram cartazes nas portas com números de WhatsApp onde devem ser feitos os pedidos e posteriormente a retirada na loja.

 

Novo Decreto

Pelo novo decreto fica permitida a venda no sistema drive-thru para o comércio em geral, das 8h às 15h, mediante plano de operacionalização do sistema elaborado por associações comerciais e submetido ao Comitê de Enfrentamento da Covid-19.

Para a indústria, fica permitido o transporte de cargas de produtos do setor industrial no período de 24 horas, e o deslocamento de veículos especiais destinados ao transporte de funcionários das indústrias.

 

Novo decreto com validade de 15 a 21 de fevereiro

Permanece a restrição de circulação de pessoas no período das 19h às 6h, conforme previsto no Decreto 43.376 (05/02/2021), com as seguintes alterações:

 

COMÉRCIO E SERVIÇOS

 

– Permitida a venda no sistema drive-thru para o comércio em geral, das 08h às 15h, mediante plano de operacionalização do sistema elaborado por associações comerciais e submetido ao Comitê de Enfrentamento da Covid-19;

 

– Permitidas obras de manutenção emergenciais em residências;

 

– Permitidos serviços de oficinas mecânicas em geral, com exceção de serviços de funilaria e pintura, das 08h às 17h;

 

– Permitidos serviços de beleza, barbearias e similares exclusivamente em atendimento domiciliar;

 

– Permitido o transporte intermunicipal de passageiros restrito ao deslocamento de pessoas para atendimento em serviços essenciais de saúde e para execução de atividades e prestação de serviços cujo funcionamento é permitido no Decreto;

 

– Permitido o transporte de carga intermunicipal de produtos essenciais à vida, alimentos, bebidas, combustíveis, itens de higiene pessoal e limpeza, gases, medicamentos e outros insumos médico-hospitalares, produtos da área de segurança, itens para embalagem de alimentos, bebidas, limpeza, higiene pessoal e remédios, além de sacolas plásticas.

 

INDÚSTRIA

 

– Permitido o transporte de cargas de produtos do setor industrial no período de 24 horas;

 

– Permitido o deslocamento de veículos especiais destinados ao transporte de funcionários das indústrias no período de 24 horas.

 

OUTROS

 

– Permitida a realização de atividade física individual ao ar livre.