O programa Fan Esportes recebe nesta quinta-feira (18) um convidado especial para falar sobre o um projeto social envolvendo o basquete no bairro Nossa Senhora das Graças, na zona Centro-Sul de Manaus.

Marcos Barbosa é o Coordenador do Projeto Social Basquete Nossa Senhora Das Graças (BNSG), um projeto totalmente voluntário com o único objetivo de incentivar a prática esportiva entre crianças e adolescentes do bairro.

Responsável pelo projeto desde sua fundação, há 15 anos, Marcos é graduado em processamento de dados e especialista em redes de computadores, mas seu amor pelos esportes fez com que ele começasse a cursar Educação Física.

“Apesar de morarmos em uma área nobre da cidade, zona centro sul, a comunidade do nosso bairro é muito carente. O nosso projeto surgiu para ser mais uma força somada aos pais para que os filhos possam fugir dos males do sedentarismo, das drogas, da marginalização, da prostituição e ter uma família mais feliz com a qualidade de vida que o esporte proporciona”, explicou Marcos.

No início, o grupo não possuía nem o conhecimento técnico do esporte, apenas a paixão e a vontade de jogar basquete, mas atualmente, o BNSG procura sempre seguir os padrões dos campeonatos federados e agora também segue os protocolos exigidos pela pandemia.

O grupo costumava utilizar o ginásio cedido pela igreja católica para realizar os treinos, mas atualmente, por conta da pandemia, o grupo realiza as atividades no pátio da casa de Marcos.

O projeto não recebe apoio de nenhum órgão ou instituição, mas já está se organizando para conseguir um CNPJ para buscar mais apoio e atender mais crianças.

Convidados especiais

Além de Marcos Barbosa, Gilmar Couto também recebe nos estúdio do CTHD o matemático e estatístico Lissandro Windson, grande conhecedor dos números do futebol, ganhando diversos prêmios por conta de seus conhecimentos.

Outro convidado é Victor Schaefer, uma das novas vozes das toadas no Amazonas. O jovem começou sua carreira nos currais e eventos bovinos aos 15 anos de idade e já está se tornando sensação entre os fãs de boi no Amazonas.