O Amazonas é um dos estados que mais vêm se destacando nas artes marciais nos últimos anos, conseguindo um destaque nacional e internacional, com muitos grandes nomes amazonenses consagrados.

Entre as modalidades pela qual o Amazonas é conhecido está o jiu-jitsu, e um projeto no bairro Nova Cidade, zona Norte de Manaus, está treinando jovens e descobrindo novos talentos para o esporte.

Octávio Almeida, professor de jiu-jitsu e luta livre esportiva, fundou em março de 2019 um projeto com o objetivo de fomentar o esporte e fazer com que todos tenham oportunidades de participar. Nascia então a Associação Octávio Almeida de Lutas Esportivas.

Desenvolvimento do projeto

No início, as aulas aconteciam em um espaço dentro de uma igreja evangélica, mas depois de algum tempo, Octávio passou a realizar as atividades em sua casa, no bairro Nova Cidade. Atualmente o projeto cresceu tanto que já conta com 60 alunos, entre crianças, adolescentes e adultos.

“Meu objetivo é fazer com que os adolescentes ocupem seu tempo dentro da academia treinando, fechando assim as possibilidades de ingressar na marginalidade”, explicou o professor.

O projeto é desenvolvido com muita dedicação, e mesmo sem contar com apoio de empresas públicas ou privadas, as ações continuam em pleno funcionamento, tudo isso graças à ajuda das pessoas que conhecem e confiam no trabalho.

“Além das práticas esportivas, nós também realizamos obras sociais na comunidade como distribuição de cestas básicas. Acredito que, se cada um fizer um pouquinho, nós conseguimos manter um ambiente legal para se viver”, afirmou o professor.

Planos para o futuro

Representando o CT Brunocilla e a Academia Nabil Jiu Jitsu, os lutadores da associação já são os atuais campeões brasileiros por equipe de luta livre esportiva, e neste ano também ganharam todos os campeonatos de jiu-jitsu por equipe das federações de Amazonense.

Atualmente o projeto está passando por reformas para ampliação do espaço, mas está aberto para visitação para que mais pessoas possam conhecer suas atividades. A sede está localizada na rua Kumasi, 120, no Nova Cidade, e é possível entrar em contato com Octávio por meio do telefone (92) 98197-2043.

Octávio Almeida é um dos convidados do programa Mega-Fight nesta sexta-feira (25), que será transmitido pelas redes sociais da TV Maskate no Facebook, Youtube e Instagram, não perca!