Para ajudar alunos venezuelanos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino, com dificuldades de adaptação ao currículo escolar brasileiro, a escola municipal Abílio Nery, na zona Centro-Sul, criou o projeto “Padrinhos da Matemática”.

Seis professores voluntários integram o projeto, cujo objetivo é auxiliar os estudantes com conteúdos básicos e atividades, solucionando dúvidas que os mesmos possam ter referente aos referidos assuntos.

Segundo o gestor da escola, José Francisco da Silva, a ideia surgiu para atender as inúmeras dificuldades dos alunos em matemática, principalmente, na faixa etária de 16 anos. “É um projeto simples, mas de grande importância, que surgiu a partir de uma conversa, após um aluno estrangeiro falar que estava com dificuldades em matemática. Daí surgiu o projeto, que é uma forma de ajudar os amigos estrangeiros, que fazem parte da escola”, explicou.

Jennifer Alejandra Orjuela Ceron, 15, da 4ª fase da EJA, é uma das alunas que fazem parte do projeto. “Eu gostei bastante desse projeto, com ele tiro todas as minhas dúvidas. Eu agradeço muito aos padrinhos que me ajudam. Essa não é uma aula só para matemática, mas aprendizagem para a vida sobre coisas que eu não entendia”, disse.