A Igreja Católica celebra, nesta quarta-feira (18), a Quarta-Feira de Cinzas, data que marca a abertura oficial da Quaresma. O período de 40 dias que antecede a Páscoa é dedicado pelos fiéis à intensificação de práticas espirituais como a oração, o jejum e a caridade.
O ponto central da liturgia de hoje é o rito da imposição das cinzas. O gesto simbólico remete à fragilidade da vida humana e convoca a comunidade cristã à conversão e à revisão de atitudes. De acordo com a orientação da Igreja, o tempo quaresmal deve ser vivido como um processo de reconciliação e de adoção de compromissos concretos em favor do próximo.
Simultaneamente ao início da Quaresma, a Igreja no Brasil lança a Campanha da Fraternidade 2026. Neste ano, a iniciativa aborda o tema “Fraternidade e Moradia”, sob o lema inspirativo do Evangelho de São João: “Ele veio morar entre nós”. A proposta busca promover a reflexão sobre o direito à habitação digna dentro do contexto da vivência cristã.
Programação em Manaus
Diversas paróquias da capital amazonense organizaram horários especiais para a celebração das cinzas ao longo de todo o dia. Confira os horários divulgados:
Catedral Metropolitana (Centro): 18h
Igreja São Sebastião (Centro): 9h às 11h e 15h às 17h
Nossa Senhora Aparecida (Centro): 17h
Nossa Senhora das Graças (Vieiralves): 7h30, 11h, 16h e 19h
Rainha dos Apóstolos (Dom Pedro): 8h e 19h
Nossa Senhora de Nazaré (Adrianópolis): 8h e 19h
Santa Rita (Cachoeirinha): 6h30 e 19h
Nossa Senhora de Fátima (Praça 14): 8h30 e 18h30
São José (Praça 14): 19h
São Bento (Cidade Nova): 7h30 e 19h30
Santa Luzia (Matinha): 19h
Sagrada Família (Tarumã): 19h
São Francisco das Chagas (Col. Oliveira Machado): 18h30











