A trajetória de dedicação e trabalho iniciado ainda na adolescência, garantiram ao empresário Luiz Carvalho Cruz o reconhecimento da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), que vai conceder a ele o título de Industrial do Ano em sessão especial na sexta-feira, 23, no SESI Clube do Trabalhador. Diretor-superintendente da J. Cruz Indústria de Bebidas Ltda., o empresário atua há décadas na empresa familiar, uma das mais tradicionais fabricantes de bebidas da região, que completa 80 anos de fundação em 2025.
O empreendimento foi iniciado por José Cruz, pai do homenageado, português que chegou a Manaus determinado a construir uma nova vida por meio do trabalho. “Meu pai, o fundador da empresa, foi um homem dedicado ao trabalho, de princípios muito rígidos, muito correto nas suas ações”, relembra o empresário.

Começou cedo na lida
“Desde os meus 16 anos já trabalhava na empresa, na saída no caminhão para conhecer os pontos de venda”, recorda o empresário nascido em Manaus, em setembro de 1954. Aos 18 anos assumiu formalmente o cargo de auxiliar administrativo e, aos 20, passou a integrar a sociedade da empresa. “Trabalhei em todas as áreas da operação, tocando tudo”, relata.
Com educação básica nos colégios Barão do Rio Branco, Brasileiro e Dom Bosco, em Manaus, o empreendedor também fez parte dos estudos no Colégio Almeida Garrett, em Porto. Cruz é formado em Administração de Empresas e cursou, mas não concluiu, Economia, ambos pela Universidade Federal do Amazonas.
Também possui especialização em Marketing pela Fundação Brasileira de Marketing (FBM), de São Paulo e participou de diversos cursos de extensão universitária, na Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC) e na Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil (ADVB), entre outros.
“Como empresa familiar, investimos permanentemente em consultorias para aprimoração da gestão. Tem que gostar do que faz”, observa Luiz Cruz, que toca os negócios com o irmão Vitor, diretor Financeiro, além dos sobrinhos José e André Cruz e os sócios José e Maria Luíza Cruz.

Tecnologia de ponta
“É uma empresa que investe em tecnologia, mas valoriza muito o investimento em gente”, revela. “Temos um time de executivos muito bom, profissionais competentes e com muita experiência. Durante quase 30 anos, mantivemos uma parceria com a Pepsico, o que contribuiu significativamente para o desenvolvimento do nosso conhecimento no setor”, afirma o empreendedor. Ele lembra que a parceria foi encerrada em 1977, quando a companhia decidiu centralizar o controle de suas operações no país.
Outro passo estratégico da Magistral foi feito em 2021, com a aquisição dos ativos da Amazon Refrigerantes (marcas, instalações, equipamentos etc.) e assim ampliar a participação no mercado, como empresa independente regional, com estratégia bem definida, com a expansão para o interior do Amazonas e em Manaus. Atualmente, a empresa atende 70% dos municípios amazonenses, além de Boa Vista e Rorainópolis, em Roraima e alguns municípios do sul do Pará. “Somos a empresa líder em água mineral – Yara e ÁguaCrim”. “Temos uma boa presença com o fornecimento de guaraná. São quatro marcas, por enquanto (Regente, Magistral, Magistral Gold e Tauá), com planos de ampliar o portfólio nos três próximos anos”, revela o empresário.

Líder em água e refris
Em volume de vendas, a empresa detém grande parte do segmento de água mineral e em bebidas em geral, tendo como carro-chefe o Guaraná Regente, lançado em 1950, seguido pelo consumo do Guaraná Magistral.
Sobre a homenagem da indústria, o empresário se mostra surpreso, mas feliz. “Ainda não acreditei. Não gosto de homenagens, mas também sei que é um momento especial para a empresa que chega aos 80 anos de atividades, uma empresa tipicamente regional que consegue sobreviver em um mercado altamente competitivo”, destaca.
“O empresário regional deve ser uma espécie de agricultor que lida a cada dia com abacaxi e pepino. Estamos sempre atentos às mudanças econômicas, com suas oportunidades e adversidades”, expõe, ao exemplificar a questão tributária.

O que é o prêmio
O prêmio reconhece anualmente personalidades, micro e grandes empresários e instituições que contribuem de forma decisiva para o desenvolvimento do setor industrial, da economia regional e da geração de empregos no estado. Antonio Silva, presidente da FIEAM, agradeceu aos homenageados e a todos da indústria por suas contribuições para o desenvolvimento da região e fez um discurso emocionado. “Este reconhecimento é feito aos que tem trabalhado em busca de melhores oportunidades ao mesmo tempo em que contribuem para a indústria e para a economia do Amazonas, gerando empregos, ampliando arrecadação e dando dinamismo ao nosso desenvolvimento”, frisou Silva.

Um arquétipo do compromisso com o Amazonas
Neste “Dia da Indústria”, celebramos não apenas uma trajetória empresarial de sucesso, mas um legado que honra e edifica a história econômica e institucional do Amazonas. Luiz Carvalho Cruz, reconhecido como Empresário do Ano pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), é herdeiro e protagonista de uma linhagem marcada pela dedicação ao progresso da Amazônia. Quem se debruça sobre os anais da história do desenvolvimento regional a partir de 1945 encontrará, em capítulos decisivos, a atuação visionária do Comendador José Cruz, e, poucos anos depois, a firmeza e o dinamismo de seu filho, Luiz Carvalho Cruz. Ambas as presenças se confundem com a própria construção das entidades que forjaram a economia moderna do estado: a Associação Comercial do Amazonas, a Federação das Indústrias e na instalação do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM).
Luiz Carvalho Cruz trilhou este caminho ao lado de figuras emblemáticas como Mário Guerreiro, Edgar Monteiro de Paula e Natanael Xavier de Albuquerque, compondo uma geração de líderes que acreditou no potencial transformador da Zona Franca de Manaus, da industrialização com raízes amazônicas e do valor inegociável da floresta em pé.
A premiação que hoje lhe é conferida não é apenas um reconhecimento pontual. É o coroamento de uma vida dedicada à economia real, ao associativismo pujante, à ética empresarial e à causa maior da sustentabilidade amazônica. Sua presença ativa e colaborativa nas esferas institucionais traduz um espírito público raro e um amor genuíno por esta terra.
Homenagear Luiz Carvalho Cruz, neste momento simbólico, é reafirmar os valores fundadores da nossa indústria: compromisso, visão, coragem e esperança* É declarar, com orgulho e reverência, que o desenvolvimento sustentável do Amazonas tem rosto, nome e história – e que essa história continua a inspirar gerações.
Nelson Azevedo – vice-presidente da FIEAM