O Governo do Amazonas anunciou o calendário de pagamento do IPVA para 2026, com a principal novidade sendo a redução de 50% nas alíquotas cobradas. Esta medida da Secretaria de Fazenda (Sefaz-AM) visa aliviar o orçamento das famílias, impactando positivamente proprietários de diversas categorias de veículos, incluindo carros, motos, caminhões, ônibus e, ainda, veículos elétricos e híbridos. A redução é parte de uma política estadual de incentivo econômico e busca maior justiça fiscal para os contribuintes amazonenses.
Além da redução da alíquota, foram mantidas e ampliadas outras formas de economia para os contribuintes. O pagamento do IPVA pode ser parcelado em até três vezes, oferecendo descontos decrescentes de 10% (na 1ª parcela) e 5% (na 2ª) para quem antecipar o pagamento. Os prazos de vencimento variam de acordo com o final da placa do veículo, iniciando-se, por exemplo, em 31 de março de 2026 para placas final 1. Adicionalmente, o programa “Lei do Bom Condutor” concede descontos de 10% a 20% no valor do imposto para motoristas sem multas registradas no veículo ou na CNH.
Por fim, o governo estadual ampliou a faixa de isenção do imposto com a aprovação do “IPVA Social”. Passam a ser isentos do pagamento todos os veículos cujo valor do IPVA devido seja de até R$ 420. Essa medida beneficia especialmente proprietários de veículos de menor valor, complementando as ações de desoneração fiscal implementadas para o exercício de 2026.











