A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), em parceria com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), entregou ambulâncias para as maternidades Alvorada, Azilda Marreiro, Balbina Mestrinho e Instituto da Mulher Dona Lindu (IMDL).

Os veículos já pertenciam às maternidades, mas estavam sem condições de uso devido ao tempo e foram reformados com recursos doados pela UNFPA, conforme acordo firmado pelas duas entidades.

Os veículos passaram por manutenção e reforma nas partes mecânica e elétrica, funilaria e pintura e recuperação de tapeçaria. A solenidade ocorreu na Maternidade Balbina Mestrinho.

Parcerias pela saúde

O titular da SES, Marcellus Campêlo, reforçou que a revitalização das ambulâncias vai ajudar na rapidez dos atendimentos de emergências e remoção de pacientes quando necessário. E destacou, ainda, que a parceria com o Fundo da ONU será duradoura e fortalecida.

A SES e a UNFPA assinaram, em junho deste ano, o memorando de entendimento para empreender esforços conjuntos no desenvolvimento de ações de saúde a grupos mais vulneráveis.

Desde a assinatura do documento, a SES tem recebido diversas contribuições da organização, como as de Kits Dignidade, Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e o curso de formação em manejo clínico de violência sexual para os profissionais de saúde.