Em 2020, Manaus acumula queda em todos os principais indicadores de criminalidade, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Entre os meses de janeiro e setembro deste ano, as maiores reduções ocorreram nos crimes de homicídio (-16%), latrocínio (-17%), furto e roubo (-17%) e estupro (-23%).

Conforme os dados da SSP, os chamados Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que englobam os casos de homicídios, latrocínios e lesão corporal seguida de morte, chegaram a uma redução de 16,4%.

Um dado que chama bastante a atenção é a redução na quantidade de homicídios. Em 2020, a capital amazonense registrou a menor quantidade deste tipo de crime em uma década. De 2010 para cá, esta foi o menor número de ocorrências deste tipo de crime para o período, segundo o levantamento.

Enquanto em 2020, foram 509 homicídios, entre janeiro e setembro, no mesmo período do ano passado, a capital totalizou 608 casos. Já de janeiro a setembro de 2018, a cidade somou 683 homicídios.