A ausência de David Almeida – de férias com sua mulher grávida, era a deixa para seus adversários políticos baixarem o pau, mas aconteceu o contrário: Renato Jr., seu vice, amigo, cúmplice etc…, mostrou que nunca esteve sentado no banco de reservas, mas sempre esteve alongado – sem trocadilhos – e aquecido para entrar em campo. E ao pisar no gramado, ele optou por jogar dentro das quatro linhas, trabalhando duro, sem reclamar do juiz nem ligar para a torcida. Diferente de outros políticos, Renato joga para a torcida que os holofotes lhe seguem. Simplesmente, trabalha.

Pau pra toda obra…
E ele acorda cedo e não sossega. Nesta quinta-feira, ele entregou, quatro casas reformadas pelo programa “Casa Manauara”, no bairro Morro da Liberdade, zona Sul da cidade, que serviu de berço para o prefeito David Almeida, que está de férias.
Ao lado de moradores e técnicos da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários, ele percorreu as residências beneficiadas e destacou o papel da prefeitura em garantir dignidade a quem vive em situação de vulnerabilidade

…obra pra todo pau
Ex-feirante da Manaus Moderna, onde trabalhou dos 13 aos 23 anos de idade, Renato Júnior ocupa hoje na cadeira de prefeito de Manaus, para responder pelo exercício do cargo.
Será a primeira vez que ele sentará na cadeira com a caneta nas mãos. E por um longo tempo. Sua primeira experiência será por um período de 14 dias. Antes do embarque, David pediu que Renato mantivesse o dinamismo da gestão, com presença na rua e visita a obras.
Mais magro 100 quilos do que os 200 que tinha há pouco mais de um ano, Renato brincou que tirará a missão de letra.

Ações intensificadas
David saiu de férias em um momento em que Manaus virou um canteiro de obras, mas ele não se intimida e diz que vai levar tudo no mesmo ritmo que leva quando o titular da cadeira está em Manaus.
Desde o primeiro mandato de David Almeida, Renato Júnior foi o quadro, entre os novos, que mais se destacou no município. Por exemplo, começou como secretário da acanhada pasta de Férias, Mercados e Produção. Mas, logo, dois anos depois, virou chefe de uma das pastas mais robustas da prefeitura, a de Infraestrutura, a secretaria de obras..

Espírito de irmandade
“A gente precisa cuidar de gente, e é isso que estamos fazendo com esse programa. Cada casa entregue é mais que obra: é reparo de história, é respeito com quem sempre ficou à margem”, disse ele, na entrega das casas reformadas.
Com mais de 400 unidades já reformadas, o “Casa Manauara” se tornou uma política pública permanente, por meio de lei sancionada pela Prefeitura de Manaus. “Isso significa que o programa continua, independente de quem esteja no comando. Ele está garantido por lei. Estamos falando de mais de 40 mil casas em situação precária na cidade e nossa meta é reformar pelo menos 10% delas. É ousado, mas é possível”, explicou Renato Junior, que também é titular da Seminf.