O maior evento de águas abertas do Norte do Brasil foi pela primeira vez realizado no interior do Estado, na praia de Paricatuba, no município de Iranduba (a 35 quilômetros de Manaus), e foi um grande sucesso entre os atletas.

No sábado (12) o evento começou com a disputa do relay (revezamento) e no domingo o evento contou com provas de 2 quilômetros e 4 quilômetros, além da tradicional Travessia Almirante Tamandaré que, neste ano, completou 50 anos de existência.

Atletas consagrados

O Challenge 2020 teve a presença da campeã mundial de maratona aquática, Ana Marcela Cunha, que é uma das favoritas ao ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, no ano que vem. O maratonista e medalhista nos mundiais de Barcelona e Kazan, o baiano Allan do Carmo, também marcou presença.

A nadadora peruana Mariale Bramont fechou o trio internacional, que nadou o percurso de 10 quilômetros a título de treinamento, em Paricatuba. O empresário Antônio Azevedo também foi destaque na competição de domingo.

Travessia Almirante Tamandaré

A Travessia Almirante Tamandaré, que excepcionalmente este ano foi disputada em formato de circuito, foi vencida pelo nadador roraimense Greyke Miron, de 26 anos, da Aquática Marinho.

Quando o período mais crítico da pandemia chegou em Roraima, Greyke não pode mais viajar, então, ele teve uma grande ideia: o atleta comprou uma piscina plástica de oito mil litros e passou a treinar literalmente amarrado.