Com as mudanças climáticas no Brasil e no mundo, os riscos de desastres ambientais aumentaram e todos devem ficar em estado de alerta. Cansado de pedir por socorro, agora a natureza mostra a revolta por causa das ações humanas, que por muito tempo, não preservaram o meio ambiente.
Uma gota
Por mais que seja uma gota no oceano, cada um deveria fazer a sua parte, para evitar que outros desastres pudessem acontecer, e assim escapar de tanto sofrimento, como temos visto no caso das enchentes que ocorrem no Rio Grande do Sul.
Municípios em alerta
No Brasil, o governo federal mapeou 1.942 municípios suscetíveis a desastres associados a deslizamentos de terras, alagamentos, enxurradas e inundações, o que representa quase 35% do total dos municípios brasileiros. É um cenário desafiador para as autoridades.
Aumento de casos
Em 2012, o governo havia mapeado 821 cidades que estavam dentro das condições de risco, agora, mais de uma década depois, as novas bases de dados ampliaram em 136% os números e quem mora nesses locais, ou em cidades próximas, devem ficar atentos agora e nos próximos anos.
O pobre sofre
Claro que a população, que inclui os menos favorecidos, são os mais afetados com esse tipo de desastre, porque geralmente por causa das condições financeiras moram em áreas de risco. A urbanização desordenada e a falta de planejamento de governo, fazem com que o pobre que precisa de um teto para viver, se aloje em locais que nem há saneamento básico.
Dados
O levantamento ainda identificou os desastres ambientais no Brasil entre 1991 e 2022, quando foram registrados 23.611 eventos, 3.890 óbitos e 8,2 milhões de desalojados ou desabrigados decorrentes de inundações, enxurradas e deslizamentos de terra. Hoje em Manaus, com a forte chuva que assolou o início da semana, a Constantino Nery estava alagada, coisa que raramente se vê, será que estamos preparados?
Ninguém merece
A seca que parece ser histórica novamente já se aproxima, mas mesmo com as previsões de chuvas em Manaus nos próximos dias, as autoridades estão atentas a qualquer mudança
Estudiosos estão cada vez mais alertando o poder público, que tomam providências adiantadas.
Em todo filme de desastre ambiental, o início tem um cientista ignorado, graças que na realidade esses estão começando a ser ouvidos.