Após sofrer a primeira eliminação da temporada no meio de semana, o Flamengo tem neste sábado (21) a chance de começar a recuperação. Para isto, o Rubro-Negro recebe o Coritiba no Maracanã, a partir das 19h (horário de Brasília), pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro.

A goleada por 3 a 0 sofrida na última quarta-feira (18) no Morumbi para o São Paulo pela Copa do Brasil, além de deixar o time do Rio de Janeiro pelo caminho no mata-mata nacional, aumentou a desconfiança da torcida com a equipe que atualmente é comandada por Rogério Ceni. No placar agregado do confronto com o time paulista, a derrota foi ainda mais sofrida, 5 a 1 para o Tricolor paulista. Inclusive, no retorno da delegação para o Rio de Janeiro, o elenco presenciou cenas que há tempo não eram vistas, protestos de torcedores no Aeroporto do Galeão e no Ninho do Urubu.

No Campeonato Brasileiro, o desempenho também não agrada torcedores. O Rubro-Negro não vence há quatro jogos, com duas derrotas por goleadas (4 a 1 para o São Paulo e 4 a 0 para o Atlético Mineiro) e dois empates (2 a 2 com o Inter e 1 a 1 com o Atlético/GO). A equipe está atualmente em quarto lugar com 36 pontos em 21 jogos.

A relação de problemas para o técnico Rogério Ceni não é pequena. Os atacantes Gabriel e Pedro, o zagueiro Rodrigo Caio, o lateral-esquerdo Filipe Luís e o volante Thiago Maia continuam fora. Já os zagueiros Natan e Gustavo Henrique estão suspensos.