Uma pesquisa de opinião divulgada nesta terça-feira (18/02) entretanto pela Perspectiva Mercado e Opinião, a segunda de 2025, revelou o que todo mundo já sabia: os nossos vereadores só trabalham pensando no bolso deles. A pesquisa apontou que 49,1% dos manauaras consideram a atuação dos 41 vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) como “ruim ou muito ruim”.
A pesquisa ouviu 1.107 eleitores distribuídos proporcionalmente pelos 62 bairros de Manaus, entre os dias 12 a 17 de fevereiro deste ano. Foram utilizadas variáveis como sexo, idade, escolaridade e nível econômico, garantindo uma amostra representativa do eleitorado.

Legislatura passada
Segundo Durango Duarte, CEO da Perspectiva, a pesquisa realizada abrange a atual legislatura, mas reflete principalmente a percepção do eleitorado sobre a legislatura anterior.
“Essa é uma percepção 90% da legislatura passada, mais do que a legislatura atual. Mas é uma preocupação que os atuais vereadores devem ter em relação a como serão percebido” destaca Durango. Esse é o quinto levantamento realizado pela empresa nos últimos 20 anos com o mesmo objetivo: avaliar a percepção do eleitorado em relação as atividades e funções do Legislativo.

População vota e esquece
No entanto, apesar dos números aparentemente negativos para a imagem da instituição, Durango destaca que esse é uma tendência histórica e revela um padrão que vem se repetindo ao longo dos últimos anos, já que a população fica equidistantes não apenas do trabalho realizado pelos vereadores e pela Câmara Municipal de Manaus, mas também da Assembleia Legislativa do Amazonas e dos parlamentares do Congresso Nacional.
Principais resultados da pesquisa
Independência questionada: Nove em cada dez manauaras (93,4%) entrevistados acreditam que os vereadores seguem as orientações do prefeito ao votar leis, enquanto apenas 5% veem a CMM como uma instituição independente.
Imagem da instituição: 13,1% dos respondentes consideram que os trabalhos desenvolvidos pela CMM são “muito úteis”. Outros 23,7% julgam a atuação como “inúteis”.
“Casa do Povo”: A maioria dos entrevistados (70%) disseram que a CMM não pode ser chamada de “Casa do Povo”. A pesquisa aponta que 86,6% dos entrevistados disseram que nunca visitaram o prédio da Câmara Municipal.
Procurar ajuda: Apenas 10,3% afirmaram que buscariam a CMM ou um vereador caso se sentissem prejudicados em seus direitos, evidenciando desconfiança no papel representativo da instituição.

Como os manauaras percebem os vereadores
A pesquisa também avaliou o cumprimento de promessas eleitorais pelos vereadores. Para 26,7% dos entrevistados, os parlamentares não estão cumprindo o que prometeram durante a campanha eleitoral de 2024.
Outro dado revelado pela pesquisa é o desconhecimento sobre quem preside a CMM: apenas 3,4% dos respondentes souberam identificar o presidente da Câmara Municipal de Manaus.