O governo do Estado, através da Secretaria de Cultura pretende marcar, em grande estilo, a vida de todos os manauaras e outros que aqui vivem, resgatando o glamour e a magia dos carnavais do passado.Pelo menos essa é a meta do secretário de Cultura, Caio André, que em coletiva esta terça-feira, falou sobre a programação geral e, principalmente, sobre a segurança daqueles que irão até o Sambódromo torcer pela sua escola ou bloco.
As Folias de Momo terão início dia dia 22 de fevereiro e se estenderão até o dia 8 de março, com desfiles de escolas de samba, bandas, blocos e o tradicional Carnaboi.”Nós estamos dando esse pontapé inicial com toda a estrutura e programação que os senhores e senhoras vão conhecer a partir de agora”, afirmou o secretário.

A programação inclui ensaios gerais das escolas de samba no Sambódromo, a partir do dia 22 de fevereiro, e os desfiles oficiais dos grupos de Acesso e Especial, que ocorrerão entre os dias 27 de fevereiro e 1º de março. O encerramento será marcado pelo Carnaboi, nos dias 7 e 8 de março, no Studio 5.
Esquema montado para a proteção do povo
Para garantir a segurança, mais de 4.600 profissionais estarão envolvidos na realização do Carnaval, incluindo policiais militares, civis, bombeiros e agentes do Detran. “Este ano, o governo do estado coloca mais de 1.000 profissionais a mais do que no ano passado, refletindo os investimentos feitos pelo governador Wilson Lima”, disse o secretário de Segurança, coronel PM Vinícius Almeida.
Até o tucupi de tiras
O comandante geral da Polícia Militar, coronel Klinger, reforçou que o policiamento estará presente em todos os eventos, desde a preparação até o retorno dos foliões para suas residências. “A polícia militar está voltada para trazer um Carnaval seguro para a população”, afirmou.
Segurança reforçada
O secretário de Segurança Pública, coronel Vinícius Almeida, anunciou que mais de 4.600 profissionais estarão envolvidos na segurança do Carnaval, incluindo policiais militares, civis, bombeiros e agentes do Detran. “Este ano, o governo do estado coloca mais de 1.000 profissionais a mais do que no ano passado, refletindo os investimentos feitos pelo governador Wilson Lima”, destacou.
As operações de fiscalização e segurança ocorrerão em Manaus e no interior, com foco na prevenção de acidentes e na garantia de um Carnaval tranquilo para os foliões. O comandante geral da Polícia Militar, coronel Klinger, reforçou que o policiamento estará presente em todos os eventos, desde a preparação até o retorno dos foliões para suas residências. “A polícia militar está voltada para trazer um Carnaval seguro para a população”, afirmou.
Proteção a crianças e adolescentes
Presente, o juiz Eliezer Fernandes, titular do Juizado da Infância e Juventude, reforçou que crianças só poderão participar dos desfiles no Sambódromo com alvará específico, emitido pelo juizado. “Crianças não podem participar de eventos noturnos, mas podem brincar em blocos de rua durante o dia”, explicou ele.
A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e o Juizado da Infância e Juventude atuarão para garantir a segurança de crianças e adolescentes durante os festejos. Jussara Pedrosa, titular da Sejusc, explicou que menores de 12 anos não poderão participar dos eventos no Sambódromo, e adolescentes entre 12 e 15 anos precisarão estar acompanhados de responsáveis. “Toda a rede de proteção estará preparada para fazer abordagens e garantir o cumprimento das normas”, afirmou.