Moradores de rua se multiplicaram em Manaus 2025 e a tendência é um aumento acelerado neste novo ano de 20206 e esse crescimento tem sido uma preocupação das autoridades, pois é um crescimento contínuo, de 2024 a 2025. A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) registrou um aumento significativo nos atendimentos a essa população, passando de 700 pessoas em 2024 para 993 em 2025, e mais de mil, já neste mês de janeiro, um crescimento de 42,8%.
Esse número reflete a ampliação das ações de acolhimento e a maior procura por serviços, mas também sugere uma demanda crescente.
Percepção Pública: O aumento da população em situação de rua é visível na cidade, especialmente na região central, e tem mobilizado entidades da sociedade civil e gerado debates na Câmara Municipal de Manaus. Comerciantes e moradores expressam preocupação com a situação na área central.

Ausência de Dados Oficiais
Embora o aumento seja perceptível, fontes de notícias apontam que, muitas vezes, os órgãos públicos não possuem dados oficiais e atualizados sobre o número total exato de pessoas vivendo nessa situação, dependendo de levantamentos pontuais ou dados de atendimento.
Causas do Aumento: O crescimento está ligado a fatores complexos, incluindo a falta de planejamento urbano, desemprego, crises econômicas, déficit habitacional e ruptura de vínculos familiares. O racismo estrutural também é apontado como um fator determinante a nível nacional, o que pode se refletir localmente.

Centros de Acolhimentos
A Prefeitura de Manaus e o Governo do Estado têm implementado e ampliado centros de acolhimento e serviços para tentar lidar com a situação e promover a reintegração social.
O cenário em Manaus reflete uma tendência nacional, onde a população em situação de rua tem crescido em várias cidades do Brasil, conforme dados do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua (OBPopRua/UFMG)

Mais de 2 mil em todo o Amazonas
Amazonas tem mais de 2,8 mil famílias em situação de rua, com aumento de 40% em um ano
população, rua, amazonas, manaus março 2025O número de famílias em situação de rua no Amazonas aumentou 40% em um ano, de acordo com o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do governo federal.
Conforme os registros, o Estado tinha 2.020 famílias nessa condição, em março do ano passado. Um ano depois, em março de 2025, a quantidade aumentou para 2.826 famílias, das quais 2.524 vivem nas ruas da capital, Manaus.
A agente de pastoral da Pastoral do Povo em Situação de Rua da Arquidiocese de Manaus, Cássia Rozária da Silva, afirma que, a esse quantitativo de famílias, deve se somar aquelas que estão em vulnerabilidade extrema, a ponto de não conseguirem mais pagar um aluguel.











