O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Amazonas) certificou ontem (30), no auditório Arivaldo Silveira Fontes, 70 alunos do primeiro ciclo do programa de capacitação profissional em robótica “Robotec Maker 4.0”. O projeto conta com a parceria da Cállidus, empresa do grupo Transire TecToy, e tem o objetivo de formar profissionais para o mercado de automação e robótica, preparando jovens a partir de 14 anos para os desafios da indústria 4.0.
O diretor técnico do SENAI Amazonas, Rafael Lobo, disse que as primeiras turmas são o início de um projeto que visa capacitar um total de 300 pessoas. “A parceria com a TecToy é fundamental, pois fortalece o compromisso de oferecer oportunidades profissionais aos jovens, especialmente em uma área tão estratégica quanto a robótica”, afirmou Lobo. Ele destacou ainda o apoio familiar como fator essencial para o sucesso dos alunos e reforçou o impacto positivo de um projeto que, em suas palavras, “transforma pessoas e, consequentemente, o mundo”.
Já o representante do grupo Transire TecToy, o gerente de projetos, José Brandão Júnior, compartilhou o entusiasmo da empresa em fazer parte da capacitação de novos talentos. “A transformação que promovemos não é apenas tecnológica, mas também pessoal. Acreditamos no potencial de cada aluno e estamos felizes com os resultados alcançados”, disse Brandão. Ele lembrou que a proposta do projeto surgiu em debates no ano passado e reforçou o compromisso da empresa em manter a parceria e contribuir para a formação de mais profissionais na área.
A parceria entre o SENAI e a TecToy gerou novas oportunidades para profissionais como a operadora de produção, Kerollainy Calisto, que completou o curso. Para ela, que já possuía interesse no tema, essa foi uma chance única de aprofundar conhecimentos em um setor que sempre quis explorar, mas que antes parecia financeiramente inviável. “A TecToy sempre incentiva os trabalhadores, oferece várias oportunidades de qualificação. Quando soube desse curso, não pensei duas vezes em me inscrever”, disse.
O coordenador da Escola SENAI Antônio Simões, Alan Souza, também deixou uma mensagem de incentivo aos alunos a seguir estudando e se aperfeiçoando: “Vocês percorreram várias etapas e descobriram afinidade com diferentes áreas. Não desistam de seus sonhos e lembrem-se de que a casa estará sempre aberta para novos cursos e aprendizados”, disse Souza.
Emocionada, a pedagoga que acompanhou o desenvolvimento dos alunos, Daiane Santos, destacou a importância do empenho e dedicação de cada um. “Vocês estão aqui porque se dedicaram, enfrentaram desafios e chegaram até o fim. Essa vitória é de vocês e de suas famílias, que sempre os apoiaram”, comentou Daiane.
A cerimônia contou ainda com a participação da representante dos recursos humanos da Transire TecToy, Giovana Alvarenga, do instrutor do SENAI, Wandencolk Lima, e do gerente do projeto no SENAI, Silvio Rapozo, que concluiu com uma fala de incentivo, que reforçou o impacto do esforço dos alunos em sua formação pessoal e profissional.